Em compras acima de R$ 1000,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Como utilizar ABS na Ender 3? Conheça 5 dicas importantes!


8 minutos de leitura


É possível usar filamento ABS na Ender 3, mas alguns cuidados e preparações são necessários para garantir uma boa qualidade das peças e também para não danificar sua máquina!


Quem já conhece um pouco dos materiais para impressão 3D sabe que o filamento ABS é um dos mais utilizados, mas requer alguns cuidados e características da impressora.

Usar ABS na Ender 3 pode ser um desafio para muitos, mas preparamos algumas dicas para tornar isso mais fácil.

Continue a leitura deste conteúdo e confira!

Por que é mais complicado usar ABS na Ender 3?

abs na ender 3 - impressão

O filamento ABS tem como principais características a boa resistência mecânica, térmica e flexibilidade. Isso faz com que ele seja escolhido para fazer peças diversas, principalmente aquelas que sofrerão algum tipo de esforço mecânico.

Porém, a impressão desse material não é tão simples como no filamento PLA.

É característico do ABS sofrer uma alta contração quando começa a resfriar. Isso faz com que o warping aconteça. Esse efeito é uma contração da peça que faz com que as quinas levantem, descolando da mesa e prejudicando a qualidade da peça.

Leia também: 20 principais erros de impressão e como resolvê-los!

Quanto mais rápido for esse resfriamento, maior será o empenamento da peça. O ideal é que esse processo aconteça de forma natural, inclusive sem o cooler de resfriamento para a peça, recomendado quando é usado o PLA.

Já falando sobre impressoras, a Ender 3 é um dos modelos mais populares no mundo. Isso é devido ao seu preço baixo e altíssima qualidade. Porém, ela é aberta e isso dificulta a utilização do ABS (mas não impede!).

Para imprimir com ABS é essencial que a máquina tenha aquecimento na mesa de pelo menos 100°C e, preferencialmente, seja fechada, impedindo que ar frio resfrie a peça rapidamente.

Quais são as dicas para imprimir ABS na Ender 3?

Agora que você já sabe os motivos que tornam a utilização de ABS na Ender 3 mais difícil, vamos às soluções! Confira as nossas dicas:

1. Coloque um vidro comum na mesa

abs na ender 3 - mesa de vidro

Se você quer usar o filamento ABS na Ender 3 o primeiro passo é trocar a fibra de vidro com adesivo por um vidro comum de 3 ou 4mm.

Isso é necessário porque o ABS requer uma temperatura próxima de 110°C na mesa e o adesivo que vai colado na fibra de vidro pode sofrer deformações permanentes a partir de 65°C.

Você pode encontrar o vidro em qualquer vidraçaria. Solicite um vidro comum, de 3 a 4mm de espessura, com dimensões de 23,5 x 23,5cm.

Atenção: se você quiser imprimir PETG ou outro material que necessite de temperatura na mesa superior a 65°C, faça a troca por uma superfície de vidro.

2. Enclausure sua Ender 3

abs na ender 3 - Enclausure sua Ender 3

O segundo passo para usar ABS na Ender 3 é enclausurar a máquina. Isso vai impedir que ar frio entre em contato com a peça. Assim, o processo de resfriamento será natural.

Existem alguns projetos disponíveis na internet para você mesmo montar essa cabine. É possível utilizar chapas de acrílico, MDF ou o que mais tiver disponível.

Atenção: recomendamos deixar a parte eletrônica da máquina fora da cabine. Isso porque a temperatura dentro desse ambiente vai aumentar e pode danificar essa parte.

3. Desabilite o cooler de resfriamento da peça

A Ender 3 possui um cooler para resfriar o conjunto do extrusor e outro direcionado para o bico.

O primeiro, para o extrusor, é essencial para garantir que o calor não seja conduzido para outros componentes da impressora. Ele deve estar sempre ligado!

Já o segundo, que fica voltado para a peça, deve ser usado quando imprimimos PLA, mas desligado quando utilizarmos o ABS.

Atenção: Se você já enclausurou a sua máquina, pode manter em até 30% a potência do cooler para o bico quando tiver usando o filamento ABS.

4. Pense nos melhores parâmetros de impressão para fixação

abs na ender 3 - raft, brim e skirt

 

Mesmo tomando as ações anteriores é interessante pensar nos parâmetros de impressão da sua peça. Alguns recursos são interessantes para garantir uma melhor fixação da peça na mesa e evitar o efeito de warping.

Raft, brim e skirt são alguns desses recursos.

Raft: quando quiser imprimir peças que tenham uma área pequena na primeira camada, habilite o raft. Ele vai construir uma base embaixo da peça, melhorando a fixação na mesa.

Brim: com o recurso do brim a sua peça terá camadas adicionais em torno do perímetro externo, formando uma espécie de borda. Isso também vai melhorar a fixação da peça à mesa. Ele é mais indicado quando a peça é maior.

Skirt: o skirt não é, necessariamente, um recurso usado para a impressão de ABS em impressora aberta, mas ele também pode ajudar. Ele criará uma ou mais camadas ao redor da peça, sem encostar nela. Isso vai regular o fluxo de material quando for iniciar a peça e, aí sim, pode evitar a subextrusão na primeira camada, o que aumentaria a chance dela soltar-se da mesa.

5. Priorize peças pequenas

abs na ender 3 - peças pequenas

Por fim, para utilizar o filamento ASB na Ender 3 nós recomendamos que você priorize peças pequenas. Quanto maior for a peça, maior também será a chance de ela se soltar da mesa ou ter descolamento de camadas ao longo da impressão.

Se o projeto que você deseja imprimir é grande, divida-o em partes menores e utilize encaixes posteriormente. Isso pode garantir a qualidade da sua impressão.

Portanto, neste conteúdo vimos que é sim possível imprimir ABS na Ender 3 e em outras impressoras 3D abertas, mas para isso você deve seguir as práticas que listamos.

Agora que já sabe mais sobre a utilização de ABS na Ender 3, conheça as propriedades técnicas dos materiais para impressão 3D!

Comments (6)

  • Laerte Lemes

    Fala Sérgio, tudo beleza por ai ?
    Eu tenho uma dúvida com relação ao uso do ABS na Ender 3.
    Recentemente eu comprei ai com vocês a minha primeira impressora 3D, uma Ender 3 e até agora só usei o PLA !!!
    Como você explicou acima o fan de resfriamento do bico deve ficar no máximo até 30% da ventilação, o mais correto seria totalmente desligado, estou correto até aqui ?
    Porém, reparei que quando desligamos o fan de resfriamento do bico, o fan de ventilação da placa controladora também se desliga, sendo assim, corremos o risco de danificar seriamente os step drivers da nossa placa controladora, mesmo que a 30% a troca de ar dentro do alojamento da placa é pouca, o mais correto seria trocar a conexão do fan da placa para o modo direto, junto ao fan do hotend, como vi em um vídeo no Youtube.
    Ai é que entra a questão em si, como comprei a maquina à 1 mês eu não posso abrir a tampa para efetuar tal modificação, pois se fizer isso perco a garantia, porque o selo de garantia da 3DLab esta exatamente acima desta tampa.
    PERGUNTA ! Como contornar este problema ?
    Existe uma outra solução plausível para isso ?
    Ainda não adquiri o ABS justamente por isso, preocupação de dar um problema nos step drivers da impressora por sobreaquecimento !
    Até com a primeira camada no PLA eu fico preocupado, pois a ventoinha da placa só liga ao ligar a fan do bico a partir da segunda camada.

    Desculpe o Textão, mas minha dúvida pode ser a de outras colegas aqui !

    Grato pela atenção !!!

    • Olá, Laerte. Tudo bem?

      Desculpe pela demora na resposta.
      O que você relatou está certo. O ideal é fazer uma ligação específica para os coolers.
      Normalmente é feita a redução de potência para 30% quando se está utilizando ABS. Isso não gera problemas. Caso você perceba perda de passos durante a impressão, aí pode ser questão de super aquecimento.

      Sobre a questão de garantia, entre em contato com o nosso suporte para receber uma orientação sobre essa intervenção.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0