Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Impressão 4D! Conheça agora mesmo essa evolução!


4 minutos de leitura


A impressão 4D surgiu a partir da impressão 3D. Ela se baseia em imprimir objetos na impressora 3D com materiais que posteriormente poderão adquirir novas formas.


Não é novidade que a impressão 3D vem trazendo inúmeros benefícios em vários setores, permitindo a criação de objetos úteis para o dia a dia. Apesar dessa revolução tecnológica, cientistas já fazem testes com o método de impressão 4D. Nessa nova fase da tecnologia, a dimensão adicional é o tempo.

Ficou curioso em saber como essa tecnologia funciona? Continue a leitura deste post!

Qual a diferença da impressão 3D para a impressão 4D?

A função da impressão 3D é repetir uma estrutura 2D transformando projetos digitais em objetos físicos. Já a impressão 4D, utiliza-se da impressão 3D para imprimir materiais inteligentes que se transformam a partir das condições do ambiente em que estão submetidos, como água, vento, temperatura e corrente elétrica.

Esse efeito de mudar a sua forma mesmo depois de finalizada é o que caracteriza a quarta dimensão do objeto.

Para que você consiga visualizar melhor como funciona a impressão 4D, confira o vídeo a seguir que mostra uma peça impressa com esse objetivo, de alterar sua forma quando exposto à uma determinada situação:

Não conseguiu assistir o vídeo? Clique aqui!

Quando será possível imprimir em 4D?

A impressão 4D assim como a impressão 3D não é uma tecnologia recém descoberta, ela vem sendo trabalhada já há alguns anos por cientistas à medida que a tecnologia avança. Graças a isso, apesar de ter um longo caminho pela frente, estima-se que ela se torne usual em um período curto.

Apesar de ser uma ideia relativamente prática a complexidade da impressão 4D está na busca por outros materiais que correspondam aos estímulos desejados.

Outro fator importante é que os materiais inteligentes descobertos têm um custo muito alto. Então, pode acalmar os ânimos, pois a nova tecnologia ainda tem muitos testes a serem feitos antes de estar disponível no mercado.

Qual será o impacto da impressão 4D?

A impressão 4D pode impactar largamente o mercado tecnológico. Praticamente toda a população será beneficiada em algum aspecto. Roupas que aumentam ou diminuem de tamanho, objetos compactos que atingem a sua forma real ao serem retirados da caixa, próteses que acompanham o crescimento do corpo. Esses são apenas alguns exemplos do que a impressão 4D será capaz de fazer para beneficiar a população.

Tanto a sociedade quanto o meio ambiente serão impactados positivamente com a diminuição do consumismo, a obsolescência programada e a geração de lixo para o planeta, assim contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Portanto, como vimos ao longo deste conteúdo, a impressão 4D vem surgindo como uma evolução dos processos que já conhecemos, com um avanço principalmente nos materiais usados.

Ainda há um longo caminho até que essa novidade se torne presente no nosso dia a dia, mas precisamos estar atentos a isso e acompanhar as mudanças!

Agora que você já sabe um pouco sobre a impressão 4D, vamos voltar um pouco e estudar mais sobre as aplicações da impressão 3D na indústria e os resultados alcançados!

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0