Vale a pena usar o suporte em árvore do Cura? Como usar?

Vale a pena usar o suporte em árvore do Cura? Como usar?

O suporte em árvore do Cura é um recurso bem interessante, que fica dentro da categoria de experiências experts do fatiador. Porém, será que vale a pena usar esse recurso? Quais são os benefícios quando comparamos com o suporte simples? É o que vamos responder aqui!


O software Cura tem várias possibilidades para quem quer explorar a impressão 3D. Esse fatiador permite que você faça muitas experiências. Em outros conteúdos já mostramos os recursos Fuzy Skin e Ironing. Agora vamos falar do suporte tree, ou suporte em árvore.

Para isso nós imprimimos uma peça usando o suporte em árvore. Vamos analisar as vantagens e desvantagens e se vale a pena ou não. Confira os resultados!

O que é o suporte em árvore do Cura?

O suporte é uma estrutura necessária sempre que uma camada da impressão 3D não tem um ponto de apoio. Como toda a sua peça é feita camada após camada, se não houver um ponto de apoio o filamento será depositado no ar, comprometendo a peça.

Você pode configurar o suporte, escolhendo em qual angulação da peça essa estrutura começará a ser criada, a densidade do suporte, tipo, distância de contato para a peça, entre outros parâmetros.

Porém, esse suporte simples sempre é criado como uma linha reta na vertical, partindo da mesa de impressão ou de um ponto da peça.

Já o suporte em árvore tem um padrão diferente. Ele leva esse nome porque realmente se parece com os troncos de uma árvore. Sua geometria é mais indicada para peças que tenham muitas angulações em diferentes pontos.

Suporte em árvore do Cura

As configurações permitidas para o suporte em árvore no Cura são:

  • angulação máxima que o suporte pode atingir (Tree support branch angle);
  • distância máxima das ramificações do suporte em árvore (Tree support branch distance);
  • diâmetro dos galhos do suporte que tocam a peça (Tree support branch diameter);
  • ângulo de crescimento dos galhos (Tree support branch diameter angle);
  • resolução XY (Tree support collision resolution);
  • espessura da parede externa do suporte (Tree support wall thickness).

Como habilitar esse recurso?

O recurso de suporte em árvore do Cura fica dentro da categoria de Expert. Então, para habilitá-lo você deve seguir os passos:

  • baixe o software Cura, se você ainda não o tiver;
  • dentro do software Cura, no menu superior, clique em “Preferences” e “Configure Cura“;
  • clique em “Settings” e na lista suspensa que fica no canto superior direito, selecione a opção “Expert“. Clique em “Close” em seguida;
  • carregue o arquivo que deseja imprimir e clique no espaço para inserir os parâmetros de impressão;
  • vá até a opção de “Experimental” na lista que aparecerá e clique em “Tree Suport“. Você estará habilitando o recurso;
  • assim que fizer o passo anterior abrirá as opções para configurar o suporte. Você pode usar os parâmetros padrões.

Para visualizar a criação do suporte na peça é só clicar em “Slice” e no modo “Preview“.

Vale a pena usar o suporte em árvore do Cura?

Agora que você já sabe o que é o suporte em árvore do Cura e como criá-lo na sua peça, vamos analisar se ele realmente vale a pena quando comparamos com o suporte simples, vertical.

Para isso nós escolhemos uma peça (busto do personagem Coringa) e imprimimos com o suporte em árvore do Cura, na impressora Force One.

Usamos a configuração padrão do suporte em árvore, ou seja, não alteramos os parâmetros, usamos o que já fica configurado no fatiador.

Confira como ficou a peça:

Suporte em árvore do Cura

Suporte em árvore do Cura

Suporte em árvore do Cura

Analisando a peça podemos ver que a qualidade de impressão ficou ótima! A quantidade de material de suporte é maior do que se tivéssemos feito com o suporte vertical, mas os pontos de contato ficaram praticamente invisíveis.

Outro ponto foi a facilidade de retirar o suporte (em árvore) da peça. Ele sai praticamente por completo.

Diante de tudo isso, nossa conclusão é que o suporte em árvore do Cura é um excelente recurso e que deve ser usado para criar suas peças, principalmente quando elas apresentarem uma geometria mais complexa.

Vale ressaltar que esse tipo de suporte pode usar um pouco mais de material e elevar o tempo de impressão, mas a qualidade final da peça faz valer a pena!

Agora, queremos saber a sua opinião. O que você prefere: suporte em árvore ou suporte vertical? Comente aqui no post a sua preferência!

Deixe um comentário