Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

A criação de protótipos e a impressão 3D


9 minutos de leitura


Protótipos são moldes feitos antes da execução final de um produto. Ou seja, servem para antecipar erros e corrigir possíveis falhas de uma peça que será lançada no mercado. Uma tecnologia que tem facilitado muito a produção de protótipos é a impressão 3D, também conhecida como manufatura aditiva!


A prototipagem é um processo realizado nos mais diferentes modelos de negócios, com a finalidade de gerar POC (Prova de Conceito) ou MVP (Produto Viável Mínimo). A ideia é que, com o feedback dos usuários, o produto final tenha mais sucesso entre o público.

Vamos entender agora um pouco mais sobre os protótipos físicos. Já que são eles que antecedem os produtos finais seja de utilização industrial, seja de utilização comercial ou doméstica.

Continue acompanhando esse conteúdo para entender tudo sobre protótipos e a impressão 3D!!!

O que é um protótipo

Protótipos e a impressão 3D

O protótipo é um produto lançado na fase de testes e planejamento de um projeto. Eles são utilizados em diferentes setores da indústria, como:

  • montadoras de carros;
  • design de joias;
  • design de produtos;
  • odontologia;
  • engenharia hidráulica;
  • engenharia de produção.

O protótipo tem o conceito similar a uma maquete. Entretanto, a principal diferença é que ele tem o tamanho real do produto final, enquanto a maquete é uma miniatura.

Como o protótipo é feito

Como dito anteriormente, o protótipo é uma peça teste, um molde do produto final a ser desenvolvido. Por isso, é importante que você preste bastante atenção em todos os detalhes para que seu protótipo seja realmente uma cópia fidedigna do produto final.

Entretanto, é importante ressaltar que ele não pode custar mais do que o produto final. Deve haver equilíbrio entre o nível de detalhes do protótipo e despesa. Basicamente, uma boa relação custo-benefício. Pensando nisso, confira agora como fazer o seu protótipo:

1. Dedique-se ao esboço conceitual do seu projeto

Como fazer um protótipo

A maioria dos projetos se iniciam com lápis e papel e depois começam a ser desenhados em softwares específicos, de acordo com a sua utilidade. Por exemplo, se você está fazendo uma peça de automóvel, precisará desenhá-la em um software profissional como o CAD.

2. Crie o protótipo seguindo suas especificações

Prototipagem rápida

É importante se basear nas especificações técnicas do produto final. Se o produto for feito de plástico, você poderá utilizar a impressão 3D como forma de prototipagem rápida.

Se possível, faça um protótipo que seja construído dos mesmos materiais que você pretende que o produto final seja feito. Ele testará se o projeto será funcional ou não, já que será possível ver e tocar o modelo.

3. Faça revisões e melhorias durante o processo

Prototipagem

Aperfeiçoar ao máximo o produto final é justamente o objetivo do protótipo! Por isso, é muito importante ajustar o protótipo em todos os pontos que for necessário. Revise sempre todas as etapas de criação para identificar possíveis falhas e aplicar demais melhorias no projeto.

Quando o protótipo atender a todos os requisitos necessários, é o momento de criar fisicamente o produto! Para tanto, é necessário cuidado e atenção redobrada para que tudo que foi colocado no papel seja transmitido para a peça.

Quais são os tipos de protótipos

A prototipagem é um processo que engloba muitos mercados. Em vista disso, quando falamos em tipos de protótipos é devido a inúmeras especificações que variam de acordo com a aplicabilidade de cada um.

Um exemplo é o desenvolvimento de softwares e aplicativos, no qual a prototipagem realiza o processo de analisar a usabilidade e possíveis “bugs” junto aos seus usuários. Veja agora os tipos de protótipos de produtos físicos:

Protótipos evolutivos

Protótipos Evolutivos

O próprio nome já diz: os protótipos evolutivos são moldes que sofrem alterações com o objetivo de melhorar a versão do produto para uma nova.

Nesses casos, é importante anotar todas as mudanças que foram feitas e o objetivo de cada uma delas, sempre visando atingir a qualidade máxima da nova versão apresentada.

Normalmente são feitos com prototipagem rápida já que a impressão 3D é uma grande aliada no processo de fabricação de protótipos evolutivos. Conseguindo entregar, principalmente, uma produção bastante rápida a um baixo custo.

Protótipos comerciais

Protótipos comerciais

Também conhecido como protótipo funcional, tem como objetivo a validação da usabilidade do produto. Ele deve levar em conta principalmente a satisfação do público que irá utilizá-lo. Por isso, seu nível de fidelidade com o produto final deve ser elevado.

Também é possível criar protótipos funcionais utilizando impressoras 3D e seguindo as mesmas propriedades técnicas do produto final.

Um bom exemplo de prototipagem funcional/comercial é a produção de controles de vídeo game para testar a ergonomia e conforto no uso da peça.

Protótipos volumétricos

 

Aqui estamos falando de protótipos que se preocupam com a volumetria da peça, encaixe, design e outros fatores que dependem de suas características geométricas.

A impressão 3D também pode ser utilizada nesses casos pois permite a impressão de peças que serão testadas de acordo com suas especificações materiais.

Validação do design e estética

Design de Protótipos

Essas são peças criadas para garantir que o produto final terá o design e estética aprovados.

Deve-se ter um grande nível de detalhamento do protótipo, principalmente de cores, formas, tamanho e material que será utilizado. Só assim você conseguirá realizar os aperfeiçoamentos necessários no design final do seu produto.

Prototipagem e a impressão 3D

Impressão 3D e protótipos

No tópico anterior já demos algumas dicas de como a impressão 3D está revolucionado o processo de prototipagem, principalmente se falamos em prototipagem rápida.

A união entre a prototipagem e as tecnologias de impressão 3D estão revolucionando a indústria e diversas áreas como escritórios de engenharia, design, arquitetura e até mesmo hospitais e clínicas odontológicas.

Hoje em dia diversos profissionais nos procuram para auxiliar na escolha e compra de uma impressora 3D pensando justamente na produção de protótipos para seus negócios.

Uma das principais vantagens da impressão 3D no processo de prototipagem é a redução de custos e a otimização do tempo.

Podemos afirmar que a impressão 3D aliada à um bom projeto são a base da criação de soluções inovadoras!

Vantagens no uso de protótipos

Depois de conhecer mais a fundo como funciona o processo de criação de protótipos, acho que ficou fácil de entender quais são suas principais vantagens.

A criação de um produto exige trabalho em equipe e esforço de todos os envolvidos. É por este motivo que o desenvolvimento de um protótipo é extremamente importante para garantir a qualidade do produto final.

O segredo da prototipagem de qualidade é sempre se atentar aos detalhes, ser fiel ao projeto técnico e saber interpretar os feedbacks. Assim, seu produto final terá grandes chances de ser um sucesso!

Agora que você já sabe tudo sobre a criação de protótipos aliada à impressão 3D, chegou a hora de entender quais são os principais usos e benefícios da impressão 3D na indústria. 

Caso tenha uma empresa e deseje implementar a impressão 3D para otimizar seus processos, preencha o formulário abaixo e converse com um de nossos especialistas!

    Deixe uma resposta

    Mais posts

    Minha conta


    Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

    Endereço

    Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
    A 20 min do centro de Belo Horizonte.

    Horário de funcionamento

    08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

    Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

    Nossas redes

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
    3D Lab Industria Ltda.
    CNPJ 20.212.019-0001/09