Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

O que é CAD? Entenda como funciona e qual o melhor para o seu projeto


9 minutos de leitura


Programas CAD são famosos entre os profissionais que trabalham com criação de projetos e produtos. Arquitetos, engenheiros, modeladores 3D e designers estão familiarizados com as várias opções de softwares CAD existentes no mercado.


A impressão 3D e os softwares CAD andam lado a lado! Isso porque as impressoras permitem que você materialize suas ideias em projetos, desde que você os desenvolva no computador.

Foi pensando nisso que criamos este artigo. Vamos mostrar o que de fato é um software CAD, quais são as opções no mercado, o que eles fazem e as melhores opções para você.

Boa leitura!

O que é CAD?

CAD é a abreviatura para o termo em inglês “Computer Aided Design“, ou “projeto e desenho assistidos por computador”.

Um software CAD é utilizado para auxiliar o trabalho de um projetista ou desenhista a partir de:

  • criação de projetos;
  • organização de documentos;
  • bancos de dados.

A tecnologia CAD é usada em diversas áreas. Desde a concepção de sistemas eletrônicos, em projetos mecânicos, indústria, arquitetura, engenharia, topografia e outros. Existem diferentes softwares CAD, cada um direcionado para uma necessidade específica.

Basicamente, podemos pensá-los como uma ferramenta de criação de desenho 3D com uma documentação técnica. Substituindo inclusive, os antigos desenhos manuais.

Diferentemente do que um simples desenho pode transmitir de informação, um projeto CAD pode especificar dados como materiais, processos, montagem, dimensões e tolerâncias, de acordo com convenções específicas para a aplicação.

Os 8 principais softwares CAD disponíveis atualmente

Agora que explicamos o que de fato é CAD, aqui vão 8 dos principais programas disponíveis no mercado atualmente:

1. AutoCAD

É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões e para criação de modelos tridimensionais.

Compre aqui sua licença para o AutoCAD.

2. Inventor CAM

Inventor software CAD

Com o Inventor você pode criar protótipos virtuais em 3D totalmente funcionais, já que oferece ferramentas profissionais para projetos mecânicos tridimensionais, documentação e simulação de produtos.

3. SketchUp

SketchUp software CAD

Um dos programas mais famosos de modelagem 3D, o SketchUp é uma excelente ferramenta de criação. Possui um conjunto de ferramentas robustas e de fácil utilização para você dar vida aos seus projetos.

4. SolidWorks

Solid Works software CAD

Usado para o desenvolvimento de novos produtos, o SolidWorks proporciona uma funcionalidade extremamente avançada e é fácil de aprender. O que por sua vez, diminui o tempo de desenvolvimento do produto, reduz custos e eleva a qualidade do mesmo.

Com esse programa você pode reduzir o ciclo de projeto, aumentar a produtividade e oferecer produtos inovadores ao mercado mais rapidamente.

Confira o SolidWorks clicando aqui.

5. 3DS Max

3D Max software CAD

É um programa de modelagem tridimensional que permite renderização de imagens e animações. Sendo usado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetes eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.

Entenda melhor sobre esse software aqui.

6. Maya

Semelhante ao 3DS Max, o Maya é focado na indústria de cinema, televisão e desenvolvimento de jogos em geral. Esse programa permite realizar animações computadorizadas, simulação, modelagem e renderização 3D com efeitos visuais extremamente detalhados.

Você encontra o Maya neste link.

7. Revit

Revit software CAD

Revit é um software BIM para arquitetura, urbanismo, engenharia e design. Com ele você consegue automatizar fluxos de trabalho para melhorar a qualidade, reduzir riscos e acompanhar seus projetos com mais facilidade usando programação de projetos e planejamento abrangentes.

Conheça o Revit.

8. Civil 3D

Desenvolvido para documentar, modelar e projetar desenhos de infraestruturas civis, o Civil 3D é um dos melhores programas para a engenharia civil. Contando, principalmente, com recursos integrados para aprimorar o fluxo do setor de construção.

Veja algumas das aplicações que estes softwares CAD são mais indicados

A seguir estão os principais tipos de projetos que utilizam CAD, com os respectivos softwares mais indicados para cada aplicação:

Projetos de construção

 

O AutoCAD pode ser considerado o software mais famoso para projetos de arquitetura, engenharia civil, mecânica, elétrica e hidráulica.

Além do AutoCAD, o software Revit também oferece ferramentas especializadas para processos de projetos de construção. Essas são ferramentas tão importantes para a formação de profissionais do ramo de engenharia que são ensinadas durante a graduação!

Projeto de infraestrutura

 

Ferramentas para projetos de CAD, como os softwares AutoCAD e Civil 3D, são utilizadas para criar modelos 3D inteligentes e desenhos de engenharia para projetos de infraestrutura como:

  • projetos agrários;
  • projetos de transporte;
  • serviços públicos e de telecomunicação;
  • água e esgoto.

Projeto de produtos

 

Existem softwares CAD ideais para o desenvolvimento de produtos, desde a fase de concepção até a fabricação da peça. Estamos falando de programas que conseguem atender desde produtos mais simples até a criação de equipamentos mais complexos da indústria automotiva.

A Prototipagem Digital ajuda a reduzir a dependência de protótipos físicos e a lançar produtos mais inovadores no mercado, com maior rapidez e menor custo.

O Inventor é um bom exemplo de software CAD utilizado na concepção de novos produtos.

Manufatura

 

Essa a gente conhece bem, não é mesmo?!

Projetos de prototipagem digital utilizam algumas ferramentas CAD em sua execução. O Inventor e AutoCAD são bastante utilizados. Os sistemas de projetos de CAD em 2D e 3D são usados para desenhar projetos de plantas ou projetos de layout de fábrica.

Projeto de animação

 

Criar efeitos visuais atraentes para filmes, jogos ou programas de televisão fica mais fácil com os softwares de animação CAD, como o 3D Maya e o 3DS Max que permitem criar efeitos sofisticados, projetar experiências inovadoras e melhorar a eficiência da produção.

Nível de conhecimento no CAD

Bom, poderíamos passar horas falando sobre os programas CAD. Realmente existe uma grande variedade de softwares que você pode utilizar para otimizar seus processos.

Se você já sabe sobre impressão 3D, conhecer e saber utilizar um software CAD pode ser um grande diferencial! A união dos dois vai permitir que você crie uma imensidão de possibilidades!

É claro que nós listamos diferentes softwares e a maioria deles exige um conhecimento profundo. Se você quer começar na área de modelagem 3D com algo mais simples, pode iniciar com o Tinkercad – um programa de modelagem 3D bem prático e ótimo para quem ainda tem pouca experiência no ramo.

Além do mais temos um tutorial de como fazer sua primeira modelagem 3D utilizando o Tinkercad aqui no blog!

Se você tem ou trabalha em uma empresa de projetos e quer implantar a impressão 3D em seus processos, preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato!

    Deixe uma resposta

    Mais posts

    Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

    Endereço

    Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
    A 20 min do centro de Belo Horizonte.

    Horário de funcionamento

    08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

    Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

    Nossas redes

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
    3D Lab Industria Ltda.
    CNPJ 20.212.019-0001/09
    0