Impressora 3D barata ou profissional? Qual modelo devo comprar?

Impressora 3D barata ou profissional? Qual modelo devo comprar?

Comprar uma impressora 3D barata pode ser a primeira ideia de todo interessado na tecnologia, mas será que essa é a melhor opção? Às vezes sim, às vezes não. Todo investimento precisa ser bem planejado para que você realmente tenha sucesso e não se arrependa com uma má escolha.


Escolher qual impressora 3D comprar pode ser bem complexo. Com muitos modelos no mercado fica difícil escolher.  Sempre é mais tentador avaliar pelo preço, escolhendo a opção mais barata.

Certamente neste texto eu não quero colocar na sua cabeça que a impressora 3D mais cara é a melhor, até porque não acredito nisso! Minha opinião é de que há modelos mais apropriados para determinadas necessidades. É isso que eu quero lhe passar neste conteúdo.

Se você ficou interessado, continue a leitura e veja se concorda com o meu ponto de vista.

Impressora 3D barata é ruim?

Não!

Essa é a primeira coisa que eu quero deixar claro: preço baixo de impressora 3D não significa que ela é ruim! É claro que a máquina mais acessível pode não ter todos os recursos de uma impressora 3D profissional, mas a questão é: você precisa desses recursos?

Um bom exemplo é a Ender 3, que vendemos em nossa loja virtual.

A Ender é boa impressora, consegue atingir uma qualidade alta nas peças, assim como modelos mais caros. No entanto, ela é uma máquina aberta e isso dificulta usar ABS. Se você não tem pretensão de usar esse material, essa característica não vai lhe impactar.

Já se você quer comprar uma impressora para usar, especificamente, ABS, eu sugiro colocar como obrigatoriedade na sua pesquisa a impressora ser fechada.

Grande parte das pessoas que estão interessadas em conhecer o mundo da impressão 3D não precisam de máquinas com recursos variados e uma Ender 3 atenderia muito bem. No entanto, elas acabam sendo instigadas a comprar modelos mais caros, que estão muito acima da necessidade.

Impressora 3D cara é boa?

Nem sempre!

Aqui na 3D Lab nós testamos várias impressoras 3D do mercado, tanto nacionais como importadas. Para ser extremamente sincero, algumas impressoras não atingem (nem de longe!) uma boa performance! Não vou entrar em detalhes de marca.

Algumas dessas impressoras têm um preço bem elevado no mercado. Isso mostra que preço alto também não é sinônimo de qualidade (da mesma forma que baixo preço não é sinônimo da falta de qualidade).

Mas então porque uma impressora 3D pode ser mais cara? Em alguns casos o preço pode ser justificado sim!

As impressoras 3D profissionais são aquelas que conseguem entregar confiabilidade, alto desempenho e recursos interessantes. Por exemplo, sensores de fim de filamento, nivelamento automático da mesa, acompanhamento da impressão por câmera, controle da máquina por wi-fi. Essas são algumas funções bem interessantes se o seu foco é usar a máquina com a finalidade profissional.

É claro que isso tem um preço que pode ficar alto, principalmente se você quer uma máquina apenas para hobby.

Então, resumindo o que dissemos nesses dois últimos tópicos:

  • impressora 3D barata não é sinônimo de baixa qualidade (nem de alta);
  • impressora 3D cara não é sinônimo de alta qualidade (nem de baixa).

Então, modelo mais barato ou impressora 3D profissional?

Indo direto ao ponto, para responder a pergunta deste subtítulo você precisa analisar uma coisa: qual é a sua finalidade com a impressora? Por que você precisa dela? A sua resposta vai ajudar a definir qual impressora 3D comprar.

Uma impressora 3D de entrada pode ser a melhor opção para quem ainda não tem um mercado específico para atacar ou que deseja “aprender fuçando”.

Já para quem sabe especificamente como vai usar a máquina, as características das peças e consegue enxergar essa aplicação a médio ou longo prazo, é mais interessante partir para um modelo profissional.

No entanto, repare em uma coisa: no parágrafo anterior eu disse “profissional”, não “mais caro“!

Faça uma boa pesquisa. Converse com o fabricante da máquina que você está considerando para a compra. Peça detalhes técnicos, procure saber com clientes que já possuem a máquina se é uma boa opção de verdade.

Esse planejamento com certeza vai te ajudar a comprar uma impressora 3D que realmente satisfaça as suas necessidades e não gere frustração ou dor de cabeça.

Em conclusão, espero ter ajudado a diminuir as dúvidas sobre qual impressora 3D comprar.

Se depois dessa leitura você acredita que precisa de uma impressora 3D de entrada, sugiro avaliar a Ender 3. Nós temos ela a pronta entrega no Brasil, com garantia exclusiva e ainda com filamento da 3D Lab.

Se a escolha ficou para uma impressora 3D profissional a minha indicação vai para a Force One, modelo que fabricamos pensando exatamente no público exigente e que precisa de uma máquina com alto desempenho.

Deixe uma mensagem aqui neste post se você ficou com alguma dúvida ou quer deixar a sua sugestão.

5 replies on “Impressora 3D barata ou profissional? Qual modelo devo comprar?

  • João Batista da Silva Teixeira

    Excelente. Tenho uma impressora semelhante a Ender 3 e consigo imprimir peças pequenas com muita qualidade. É preciso saber configurar o fatiador para obter bons resultados.

    Responder
  • Luca

    Boa tarde, amigo.
    Você acha a S3 uma impressora excelente, ou custo benefício para quem está começando? Grato.

    Responder
    • Sérgio Portela

      Olá, Luca. Tudo bem?

      A S3 é uma ótima impressora sim, inclusive temos uma dela aqui!
      Ela é interessante não só para quem está começando, mas também para o público profissional.

      Vou pedir um de nossos vendedores para entrar em contato com você para tirar qualquer dúvida.

      Estamos a disposição.

      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *