Filamento Tritan: saiba como imprimir com esse material

Filamento Tritan: saiba como imprimir com esse material

Confira as especificações e configurações de impressão do filamento Tritan, o novo produto à venda no site da 3D Lab


 

O filamento Tritan é um material que possui características únicas para impressão 3D. Além de possuir alta resistência mecânica, ele também suporta temperaturas mais elevadas do que outros materiais, como PLA, ABS e PETG.

Produzido a partir de copoliéster, o Tritan é um filamento durável que permite a construção de peças de alta resistência.

Quer saber mais sobre o filamento Tritan? Hoje vamos falar sobre esse material, lançamento da 3D Lab!

Onde o filamento Tritan é utilizado

Por ser um material que resiste a altas temperaturas e pressão, o Tritan é comumente utilizado na área de engenharia para a fabricação de peças mecânicas.  

Além disso, seu uso é ideal para a impressão de peças grandes porque possui baixa contração e quase nenhum warping. 

Filamento Tritan

Comparação com outros filamentos

Ao ser comparado com outros materiais, o Tritan chama a atenção por suas características particulares. De todos os filamentos vendidos pela 3D Lab, ele é o que tem maior resistência mecânica e a impactos. O PETG vem logo atrás no ranking.

A resistência química do Tritan também é maior, por isso as peças feitas em Tritan podem ser lavadas em lava louças. Em objetos de paredes grossas, o Tritan é mais transparente que o PETG.

Além disso, os dois são livres de BPA, metais pesados, halógenos, estirênicos e acrilonitrila.

O Tritan também é conhecido pela boa resistência térmica, suportando até 110ºC. Em contrapartida o ABS, segundo da lista, aguenta em torno de 95ºC.

Os parâmetros de impressão do Tritan

Para que as peças sejam impressas corretamente é importante seguir as recomendações de impressão para o filamento. Confira:

  • temperatura de extrusão entre 260ºC a 280ºC, a depender da velocidade da impressora. Mas atenção: verifique com o fabricante qual a temperatura máxima que a sua máquina pode atingir. A Force One 3D Lab permite impressões até 260ºC; 
  • mesa aquecida em 110ºC;
  • retract: 1,5mm;
  • fator de extrusão: 1,0 (100%);
  • extrusion width: 0,48mm (largura de extrusão padrão).

Uma característica importante do filamento Tritan é a necessidade de uma temperatura de extrusão mais alta. Isso cria uma dificuldade para impressoras que têm tubo teflon, uma vez que esse material tem resistência térmica menor do que a de extrusão.

Agora que você já sabe como imprimir com o filamento Tritan da 3D Lab, que tal ser um dos primeiros a testá-lo? Acesse o nosso site e abasteça já o seu estoque!

Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *