Filamento PETG e a impressão de máscaras para combater o corona vírus

Filamento PETG e a impressão de máscaras para combater o corona vírus

O filamento PETG é o mais adequado para impressão de máscaras que auxiliam na luta contra o novo corona vírus. Descubra quais as propriedades que fazem o uso do PETG ser mais adequado diante esse cenário. 


O filamento PETG é um dos principais tipos de filamentos utilizados na impressão 3D. Devido a pandemia do novo COVID-19, o PETG ganhou ainda mais notoriedade. Isso porque estão sendo impressas máscaras, utilizando esse filamento, que ajudam na proteção de profissionais de saúde no combate ao vírus.

A impressão das máscaras mobilizou o mundo todo e, em especial, a comunidade 3D, e é ai que entra o filamento PETG!

Considerando o grande aumento em sua procura, preparamos um conteúdo para você entender porque o PETG é o filamento mais adequado para impressão das máscaras (modelos conhecidos como face shields) e quais suas principais características.

Quais são as principais características do PETG?

Uma das principais características do PETG é sua resistência. Por isso, ele é bastante utilizado na impressão de peças que precisam absorver impactos.

Entre suas vantagens estão a não emissão de gases tóxicos, possibilidade de uso de impressoras abertas, além de não delaminar ou rachar (warp).

Além disso, a  matéria prima do filamento PETG é considerada FoodSafe, ou seja, pode entrar em contato com alimentos. Porém, como os filamento coloridos carregam pigmentos, indicamos apenas o PETG natural para esse fim. Vale lembrar que no próprio processo de impressão pode-se perder essa propriedade, pois as impressoras não são esterilizadas.

Se você quer saber mais sobre as características de impressão do PETG e como configurar sua impressora para usar esse filamento, temos um conteúdo bastante completo sobre isso!

Por que o  filamento PETG é utilizado na impressão de máscaras?

O PETG é o mais indicado para a impressão das máscaras que estão ajudando no combate ao corona vírus. No site da PRUSA, empresa que liberou os arquivos para impressão das peças, recomenda-se a utilização do PETG.

Mas afinal, qual a diferença entre o desempenho do PETG e de outros filamentos para essa finalidade?

Resistência mecânica

Resistencia mecanica PETG

O manuseio frequente das máscaras faz com que a resistência mecânica seja um diferencial necessário na impressão das peças. Ou seja, quanto maior a resistência mecânica, mais difícil  da máscara quebrar e maior seu tempo de vide útil.

Boa adaptação com a pele

utilização e face shields

A matéria prima do filamento PETG é a que possui melhor adaptação com a pele humana. Isso quer dizer que traz menos riscos à saúde de quem está utilizando, sendo menos propensa à alergias e irritações.

Assim, para os profissionais de saúde que a utilizarão por longos períodos, é essencial que a máscara não os machuque ou gere desconforto. Esse diferencial do PETG sem dúvidas é um dos principais motivos pelo qual ele é escolhido para impressão das máscaras.

Não reagente a álcool

impressão de face shields

Sabemos que a limpeza e esterilização dos materiais é imprescindível para manter a segurança de pacientes e profissionais. O PETG é um filamento que não reage ao álcool, por isso pode ser adequadamente higienizado, quantas vezes for necessário, que não sofrerá nenhum tipo de reação ou degradação.

Agora você já sabe porque o PETG é o filamento mais adequado na impressão de máscaras que ajudam no combate ao corona vírus. E se você também quer ajudar, sabemos que uma das melhores atitudes que pode ter é ficar em casa! Se você está de quarentena, confira nossas dicas sobre o que fazer na quarentena que irão te tirar do tédio!

A distância, porém, juntos: é assim que iremos passar por tudo isso! #3DCOMMUNITY19
Abraços virtuais!

Deixe um comentário