Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Resina para impressão 3D: saiba como escolher a melhor


8 minutos de leitura


Escolher a resina para impressão 3D correta é um passo extremamente importante que influenciará diretamente no resultado da sua peça. Saiba quais são os principais tipos de resina 3D e como fazer a melhor escolha.


Resina para impressão 3D é a matéria prima da impressão 3D SLA, DLP e LCD. Esses métodos utilizam a resina para criar o corpo de um sólido tridimensional, formando assim, a peça impressa. 

Neste conteúdo você vai aprender quais são os principais tipos de resina e como escolher a melhor de acordo com sua necessidade.

Se você quer saber um pouco mais sobre os métodos de impressão que utilizam resina, acesse nossos conteúdos:

?? Como funciona a impressão 3D DLP

?? Impressora 3D SLA: aprenda tudo sobre essa tecnologia

?? Impressora 3D  LCD: Aprenda tudo sobre essa tecnologia 

Como funciona a resina para impressão 3D

As impressoras 3D que utilizam resina são principalmente os métodos SLA (estereolitografia), DLP (Processamento Digital de Luz) e LCD (Display de cristal líquido). Todas essas tecnologias partem do mesmo princípio: a cura da resina para formar a peça, e o que as difere é a fonte de luz que será utilizada no processo.

O processo de impressão 3D ocorre em um grande tanque cheio de resina líquida. Para iniciar o processo, uma camada de polímero líquido é colocado sobre uma plataforma.

Então, a fonte de luz é aplicada (a fonte irá variar dependendo da tecnologia utilizada), partes seletivas do líquido são endurecidas, dependendo do local onde a fonte de luz entra em contato. O material restante no tanque permanece líquido.

Na próxima etapa, a plataforma, juntamente com o modelo, é abaixada, abrindo espaço para a próxima camada de polímero a ser desenhada sobre a anterior. Novamente, a fonte de luz é aplicada para endurecer partes seletivas do material líquido.

Esse processo é repetido até que o modelo esteja concluído. Os suportes necessários (para peças sobressalentes e cavidades) são gerados automaticamente e, uma vez concluído todo o processo, o modelo pode ser levantado para fora do tanque e os suportes são removidos manualmente.

Tipos de resina para impressão 3D

Uma das principais vantagens das resinas para impressão 3D são suas superfícies lisas, impressões detalhadas de alta qualidade e uma enorme variedade de possibilidades de acabamento e pós-processamento. Vamos falar detalhadamente sobre os principais tipos.

Resina Standard ou Padrão

 

 

A resina para impressão 3D padrão ou standard é um material que oferece ótima qualidade a um preço baixo, tornando-a uma excelente opção de custo-benefício. 

A resina padrão possui um alto nível de detalhe, é translúcida, suave ao toque e fácil de pintar e de dar acabamento.

Resina Cinza 

As resinas para impressão 3D cinza normalmente são de maior qualidade em relação aos detalhes e à resistência mecânica das peças.

A resina cinza é o material perfeito para a criação de impressões 3D com excelente qualidade de superfície e alto nível de detalhe, e é ideal para modelos bem pequenos, como por exemplo, miniaturas.

Vale ressaltar que o diferencial dessa resina não é a cor (cinza, pelo nome), mas sim suas características especiais.

Resina Transparente

Como o próprio nome já diz, as resinas transparentes são ideais para quem precisa de peças transparentes e de alta qualidade de detalhes.

O material é resistente à água por natureza e ideal para modelos menores que necessitam de uma superfície lisa.

Também é uma ótima opção quando se deseja utilizar efeitos de luz.

Como escolher a melhor resina para impressão 3D

A escolha da melhor resina dependerá das necessidades da peça que será impressa e da impressora que está utilizando. Certifique-se qual o seu comprimento de onda e se ele é compatível com a impressora 3D.

Na hora de escolher qual resina comprar, você também deve levar em conta:

  • qualidade de acabamento;
  • resistência mecânica;
  • transparência;
  • biocompatibilidade.

Qualquer que seja a resina para impressão 3D que você escolher, ela deve atender ao que você está imprimindo. A primeira etapa para encontrar a resina certa é garantir que as opções que você está pensando funcionem com a sua impressora e que você saiba as especificações da máquina.

Vamos falar um pouco sobre cada característica que deve ser considerada.

Qualidade de acabamento

Leve em consideração a qualidade de acabamento da resina. É preciso procurar as informações corretas sobre o material que está sendo comprado, resinas para impressão de alta precisão e pouca contração mecânica costumam gerar peças mais bem acabadas.

Resistência mecânica

Se você precisar de uma impressão mais rígida, opte por uma resina que foi projetada para estimular a resistência dos plásticos. Você pode encontrar resinas com alta resistência à tração e pouca contração.

Transparência

Se você precisar que o produto final impresso seja transparente, precisará comprar resinas especiais feitas para criar objetos transparentes.

Não há uma grande diferença entre as resinas padrão e as que criam impressões transparentes, mas elas podem ficar claras o suficiente para parecerem com vidro se o processo de pós cura for feito corretamente.

Biocompatibilidade

Um grande motivo pelo qual muitos usam a impressão de resina é pelo seu uso em equipamentos médicos e dispositivos protéticos.

Se você estiver usando essas resinas para fins semelhantes, deverá utilizar resinas especiais que possam manter a estabilidade química e estrutural. Essas peças devem resistir ao contato com a pele, resistir a fraturas e ao desgaste, além de passar por altas temperaturas.

Como você pode ver, da prototipagem rápida à produção, a resina para impressão 3D pode ser um bom material para muitos projetos. Além disso, existe uma grande variedade de materiais de resina.

As resinas biocompatíveis podem ser usadas para o setor médico, e resinas com maior resistência podem ser usadas para projetos mecânicos.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a encontrar o material de resina perfeito para suas futuras peças de resina impressas em 3D.

Se tiver interesse em mais conteúdos sobre impressão 3D de resina, cadastre-se em nossa newsletter que enviaremos novos conteúdos para você!

Publicado em:
09/06/2020

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Reconhecida como a melhor empresa de impressão 3D do Brasil. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
Chat online