Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Primeira Impressora 3D do mundo: conheça a história!


6 minutos de leitura


Você conhece a história da primeira impressora 3D? O que sabemos sobre Manufatura Aditiva hoje começou na década de 80. A tecnologia exponencial envolveu diversas figuras importantes, e seu constante avanço tornou a história extremamente interessante. Veja só:


Embora os primeiros artigos documentados sobre a Impressão 3D pertençam ao advogado japonês Hideo Kodama, foi Chuck Hull quem ficou reconhecido como o inventor da primeira impressora 3D do mundo.

Chuck Hull e a primeira impressora 3D 

A primeira versão da Impressora 3D foi criada em 1984 por Hull no estado da Califórnia (Estados Unidos), e se baseava em estereolitografia: tecnologia que solidifica resinas por luz ultravioleta — a antecessora da impressora 3D SLA.

Nessa época o engenheiro físico formado pela Universidade do Colorado trabalhava na produção de lâmpadas para a solidificação de resinas. Em uma empresa do qual se realizava um processo que utilizava luz UV, para aplicar camadas finas de plástico sobre mesas e móveis.

Frustrado com o atraso na produção das peças plásticas (que podiam levar até 2 meses para ficarem prontas) e interessado pela tecnologia, Chuck Hull se viu impelido a desenvolver e testar um sistema de fotopolímero. Basicamente, é o processo que conhecemos hoje de curar a resina fotossensível em uma camada inteira. Camada por camada até formar a peça a ser construída.

primeira impressora 3D

Surgem então os protótipos iniciais feitos em laboratório e, a partir daí, a história da impressão 3D começa a todo vapor. Com Hull introduzindo o fatiamento digital e o arquivo em formato STL também.

Ainda na década de 80, mais precisamente em 1986, o norte-americano patenteou a inovação. Em ínterim, Chuck Hull inaugura a primeira empresa de impressão 3D do mundo: a 3D Systems! Atualmente ela é uma das maiores líderes do mercado, tanto em inovação quanto em comercialização da tecnologia.

Tecnologia SLS

primeira impressora 3D - Impressora 3D SLS

Dois anos depois, outra tecnologia de impressão 3D foi criada e patenteada pelo engenheiro mecânico Carl Deckard: a Sinterização Seletiva a Laser (SLS) que realiza impressão 3D a partir do pó.

Tecnologia FDM

primeira impressora 3D - Impressora 3D FDM

Em um curto intervalo de tempo, foi a vez de Scott e Lisa Crump inventarem a tecnologia FDM (Modelagem por Fusão e Deposição). Esse tipo de impressora 3D de alta precisão se baseia na extrusão de plástico (polímeros termoplásticos) para formar objetos 3D. Os co-fundadores da Stratasys patenteiam, então, a tecnologia mais popular e acessível das impressoras 3D. 

O que nos leva aos anos 90, que atrai diversas marcas desenvolvedoras de sistemas de criação de projetos para prototipagem rápida, bem como ferramentas para a impressão em 3D. Alguns destes softwares são os pioneiros e utilizados até os dias de hoje!

Primeira impressora 3D aos dias de hoje

As décadas de 80 e 90 foram um período de extrema importância para essa tecnologia inovadora, recebendo o reconhecimento de universidades, institutos e organizações.

Foi este movimento que gerou o termo “manufatura aditiva” no ano de 2000 e, após a queda da patente da tecnologia FDM, a impressão 3D alavancou em um crescimento exponencial. Isso porque ao arquivar sua própria patente, Scott Crump permitiu que a impressora 3D FDM se transformasse na impressora doméstica que temos hoje.

É o que aconteceu em 2001, quando a Solid Dimension desenvolveu a primeira impressora 3D desktop. A impressora 3D de mesa abriu o caminho para uma tecnologia mais avançada e com valor mais acessível. Pois na década de 90 para comprar uma única máquina era necessário desembolsar cerca de um milhão de dólares!

Chuck Hull foi preciso quando disse que a impressora 3D levaria de 25 a 30 anos para se tornar acessível ao público em geral. É que atualmente a impressão 3D já é realidade para muitas pessoas. Sendo facilmente adequada aos mais diversos fins!

O custo de fabricação e o avanço nos métodos de impressão 3D estão tornando a tecnologia cada vez mais acessível financeiramente ao longo dos anos. Se tratando de custo benefício, aqui na 3D Lab já é possível comprar uma excelente impressora 3D desembolsando cerca de 2 mil reais apenas!

Agora que você conhece a história da primeira impressora 3D do mundo, que tal entrar em contato com os nossos especialistas e investir em impressão 3D?

    Deixe uma resposta

    Mais posts

    Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

    Endereço

    Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
    A 20 min do centro de Belo Horizonte.

    Horário de funcionamento

    08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

    Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

    Nossas redes

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
    3D Lab Industria Ltda.
    CNPJ 20.212.019-0001/09
    0