15 curiosidades sobre impressão 3D que você pode não saber ainda!

15 curiosidades sobre impressão 3D que você pode não saber ainda!

A chegada da impressão 3D promete ser a próxima grande mudança na maneira como as indústrias em todo o mundo operam. No entanto, para uma tecnologia tão significativa, há muitos equívocos ainda existentes. Por isso, vamos tentar esclarecer a confusão com algumas curiosidades sobre impressão 3D que talvez você ainda não saiba.


A impressão 3D alcançou alguns feitos incríveis que se equiparam às tecnologias mais futuristas conhecidas pelo homem. De todas as tecnologias que estão presentes na imaginação das massas, a impressão 3D talvez tenha o primeiro lugar como a mais popular junto com viagens no tempo e teletransporte. No entanto, uma grande diferença existe: a impressão 3D é real e está acontecendo agora!

A tecnologia está tomando conta dos setores industriais em todo o mundo. Porém, surpreendentemente, um grande número de pessoas ainda está alheio a isso e desconhece a presença que ela tem no seu dia a dia. Por exemplo, você sabia que muitos dos aparelhos auditivos que você vê são impressos em 3D? Então, aqui estão 15 curiosidades sobre impressão 3D que você pode ainda não saber.

1. A impressão 3D é mais antiga que a Internet

curiosidades_sobre_impressão_1_

Dentre as curiosidades sobre impressão 3D vamos começar com essa que muitas pessoas não sabem! Tim Berners Lee inventou a World Wide Web em 1989 como um meio de compartilhar e interligar informações no espaço digital, abrindo as comportas para toda uma era de avanços tecnológicos e digitalização dos processos do mundo real, com a internet como sua espinha dorsal.

Muitos sabem que a base para as impressoras 3D foi lançada pela primeira vez por Chuck Hull, da 3D Systems, em 1986, ou seja, anos antes de Berners Lee escrever seu primeiro programa WWW. 

De fato, as raízes da impressão 3D vão ainda mais longe, em 1981, quando Hideo Kodama, do Instituto de Pesquisa Industrial Municipal de Nagoya, propôs o primeiro sistema de impressão 3D em um trabalho de pesquisa. Mas foi Chuck Hull quem primeiro demonstrou com sucesso um sistema de Prototipagem Rápida que criava objetos físicos em 3 dimensões com base no design digital. Ele chamou sua máquina Stereolithography Apparatus.

A razão pela qual a impressão 3D se tornou popular apenas recentemente é que, por volta de 2006, as impressoras 3D tornaram-se compactas e baratas o suficiente para serem fabricadas para uso doméstico, em vez de precisarem ser armazenadas em grandes fábricas.

2. Não existe “a impressão 3D”, mas sim “as impressões 3D”

curiosidades_sobre_impressão_2_

Há diversas curiosidades sobre impressão 3D, mas saber que existem diferentes tipos dessa tecnologia é essencial. Pois, quando você compra uma impressora 3D, precisa estar ciente de quais são eles. Por isso, quando falamos de impressão 3D precisamos identificar se estamos nos referindo a FDM (Fused Deposition Modeling), estereolitografia (SLA) ou sinterização seletiva a laser (SLS), por exemplo.

A impressão 3D pode ser realizada de várias maneiras. O estilo de modelagem por deposição fundida (FDM) permite que um filamento de plástico seja depositado em camadas para preencher a forma do modelo. A estereolitografia (SLA) usa um laser para solidificar a resina. Finalmente, a sinterização seletiva a laser (SLS) usa um pó sinterizado para criar uma estrutura sólida.

Cada um dos tipos de impressão 3D tem suas particularidades e nem sempre diferenciá-los é simples. Por isso, criamos um conteúdo que explica as principais características dos tipos de impressão. Clique aqui para saber mais!

3. Cada vez mais acessível

curiosidades_sobre_impressão_3_

A impressão 3D não é algo que só existe nas empresas ou salas de pessoas ricas e fanáticas por tecnologia. 

As primeiras impressoras 3D lançadas em uma base comercial eram muito caras para a grande maioria das pessoas comprarem. À medida que a tecnologia inflamou a imaginação e encontrou popularidade crescente, o aumento resultante na demanda reduziu o preço das máquinas. Outro fator que ajudou bastante na queda dos preços foi o fim das patentes sobre as impressoras.

Os preços hoje são mais acessíveis, mesmo com novos recursos sendo lançados e novas máquinas sendo desenvolvidas.

4. A impressão 3D já foi usada basicamente para prototipagem

curiosidades_sobre_impressão_4_

A impressão 3D é uma tecnologia ideal para muitos setores, porque permite que as empresas produzam rapidamente protótipos baseados em modelos conceituais. Em vez de produzir esses itens em massa, as empresas podem imprimir em 3D apenas alguns protótipos e depois testá-los. No entanto, à medida que a tecnologia se torna mais sofisticada, as impressoras 3D estão sendo cada vez mais usadas para criar produtos finais, de sapatos e brinquedos até joias e ferramentas.

De fato, as grandes corporações continuam usando a prototipagem rápida para economizar. Por exemplo, a Ford usa a impressão 3D para fazer grandes seleções de peças de carros para testes. Segundo a Ford, a empresa pode economizar até US$ 493.000 por mês de trabalho com este método de produção.

No entanto, a impressão 3D está sendo usada cada vez mais para criar projetos para consumidor final. Desde 2003, a MGX by Materialize têm trabalhado em conjunto com os principais designers para criar lâmpadas e outros objetos de decoração. Eles agora estão incluídos nas coleções permanentes de museus e galerias de arte em todo o mundo.

5. Impressão 3D é o futuro do varejo

curiosidades_sobre_impressão_5_

Entre as curiosidades sobre impressão 3D destacamos que devido à crescente popularidade e as vendas de impressoras 3D, muitas bibliotecas de design de código aberto surgiram em toda a internet, onde é possível baixar um arquivo CAD e imprimi-lo para uso pessoal. Sites como o Thingiverse, por exemplo, oferecem designs gratuitos para qualquer coisa, desde bonecos até itens de utilidade como capas de smartphones que podem ser baixadas e impressas com facilidade. 

Esses arquivos também podem ser ajustados e personalizados sob demanda, abrindo grandes possibilidades para tudo o que é possível com impressoras 3D.

Além disso, a impressão 3D mudará a maneira como compramos as coisas. Em vez de sair para o seu shopping favorito ou até mesmo fazer um pedido online, tudo o que você precisará fazer é acessar o site do fabricante, pagar, baixar o modelo digital do produto e imprimi-lo imediatamente em 3D.

Criamos um conteúdo super completo com 24 sites para baixar modelos gratuitos. Clique aqui e confira!

6. Qualquer casa pode se transformar em uma fábrica

Tudo o que costumava ser feito apenas nas fábricas agora pode ser criado em casa: bonecos, vasos, capas de smartphones…

Uma das melhores coisas que a impressão 3D permite é a personalização. Não há dúvida de que muitos querem ter seus objetos personalizados. Por isso, se você tem um negócio e pode oferecer isso aos seus clientes, tem uma vantagem sobre os outros empresários no mercado.

Várias empresas já incorporam isso em sua estratégia de marketing. Por exemplo, o grupo Shapeways incentiva seus clientes a aproveitar a melhor experiência de compra, permitindo que eles personalizem os produtos que encomendam. Desta forma, você tem certeza de que os clientes obterão exatamente o que eles querem porque eles mesmos projetaram.

A impressão 3D transformou muitas casas em pequenas fábricas, onde é possível criar o que quiserem. Com uma impressora a pessoa pode criar itens de nível industrial.

7. A impressão 3D está nos filmes que você assiste

curiosidades_sobre_impressão_6_

As curiosidades sobre impressão 3D são diversas, mas vale destacar que as impressoras 3D já estão sendo usadas em filmes e provavelmente você não sabia disso. Os adereços dos personagens podem levar horas de trabalho para serem criados. Com a impressão 3D, muitos desses objetos podem ser criados e recriados mais rapidamente, com maior facilidade. 

Técnicas de impressão foram utilizadas em filmes como O Homem de Ferro, O Hobbit, Jurassic Park, Avatar, Os Muppets, O Exterminador do Futuro, Gigantes de Aço, Paranormal e Os Vingadores.

8. A impressão 3D está sendo lançada no espaço

curiosidades_sobre_impressão_7_

Organizações espaciais como a NASA e a SpaceX, comprometeram-se a enviar seres humanos para colonizar o planeta vermelho nos próximos 10 a 40 anos. Elas planejam estabelecer habitats terrestres usando a impressão 3D. Os robôs que utilizam essa tecnologia são muito mais adequados para realizar construções no espaço do que os humanos. 

A NASA sediou uma competição de design para a construção de casas em Marte. O vencedor da fase 1 foi a ICE HOUSE, que usou impressão 3D e gelo para criar uma estrutura semelhante a um iglu. Além disso, a impressão 3D encontra várias outras aplicações na indústria espacial. A NASA testou com sucesso a impressão 3D na gravidade zero, imprimindo uma chave na ISS através da transmissão do arquivo aos astronautas. Isso mostra a redução em potencial dos custos de transporte de equipamentos para o espaço e estabelece as bases para a logística que permitirão a colonização de outros planetas.

Outro teste realizado pela NASA foi a impressão de uma pizza para alimentar os astronautas no espaço sideral.

9. A impressão 3D está sendo usada para educação

curiosidades_sobre_impressão_8_

A impressão 3D é uma área de desenvolvimento constante nas escolas. Também está sendo usada para integrar alunos com deficiências em programas que tradicionalmente os excluíam. Soluções médicas impressas em 3D podem capacitar uma pessoa com lesões nos braços a se tornar uma músico, uma pessoa sem pernas para jogar futebol e alunos cegos para “verem” lâminas de microscópio.

As escolas mais visionárias já estão incorporando a impressão 3D em seus currículos. Principalmente em programas de arte e design, preparando seus alunos para futuras carreiras que inevitavelmente incorporarão a impressão 3D. Da engenharia ao design de moda, a impressão 3D em breve estará em toda parte e as escolas estão preparando os alunos para os desafios únicos que essa nova tecnologia traz. Pois, à medida que a expansão da impressão 3D nas escolas continua, o crescimento da próxima geração de empreendedores, artistas e designers aumentará proporcionalmente. 

10. Muitas joias são feitas a partir de protótipos impressos em 3D

curiosidades_sobre_impressão_9_

No desenvolvimento e fabricação de joias, ter um protótipo é importante para saber se a peça planejada funciona. Se o resultado ficou dentro do esperado e, também, para nortear o desenvolvimento das peças em grande volume. Todavia, isso pode ser bastante difícil quando executado à mão. Nesse contexto, surge a impressão 3D para prototipagem de joias, uma excelente alternativa para aprimorar o processo.

A tecnologia deixou de ser um item de luxo e limitado a apenas algumas pessoas e negócios. Hoje é uma solução que pode ajudar quem deseja utilizar a tecnologia a favor de seus processos produtivos. A Jewellery foi uma das primeiras indústrias a enxergar o potencial da impressão 3D e incorporá-la aos seus processos. Com o advento da tecnologia, a indústria reconheceu a facilidade com que os protótipos de cera poderiam ser criados por impressoras 3D, a uma velocidade muito mais rápida. 

11. Dita Von Teese usou o primeiro vestido impresso em 3D

curiosidades_sobre_impressão_10_

Existe alguma coisa que a impressão 3D não possa fazer? Além de transplantes de órgãos e fabricação espacial, as impressoras 3D também podem ser usadas para criar moda. 

Em 2013, a modelo Dita Von Teese exibiu o primeiro vestido impresso em 3D do mundo. Projetado por Michael Schmidt e impresso pela arquiteta Frances Bitonti, o vestido foi baseado na sequência de Fibonacci e montado a partir de 17 peças distintas. O vestido também foi coberto com 13.000 cristais Swarovski, criando um design de malha fluida que se ajustava exatamente ao corpo de Dita. O design final consistia em milhares de componentes impressos em 3D exclusivos.

12. A Nokia disponibilizou modelos de capas do Lumia 820 para impressão 3D

curiosidades_sobre_impressão_11_

A Nokia publicou na internet arquivos com detalhes sobre o design das capas dos seus smartphones para permitir que os usuários fabriquem suas próprias cases por meio de impressoras 3D. Isso faz da finlandesa uma das primeiras grandes empresas de aparelhos de consumo geral a apoiar a tecnologia.

Os arquivos CAD foram liberados pela Nokia para o celular Lumia 820. A partir deles, os usuários com acesso a impressoras 3D puderam criar capas customizadas.

13. A impressão 3D também enfrenta um dilema ético

curiosidades_sobre_impressão_12_

Impressoras 3D têm o potencial de tornar o mundo melhor ou amargo, dependendo de como as usamos. Isso porque elas podem construir praticamente qualquer coisa que temos em mente. 

As impressoras 3D já produziram uma prótese impressa em 3D, incluindo um ouvido humano e uma mandíbula. Os cientistas estão trabalhando agora para imprimir em 3D células-tronco embrionárias, corações, rins, fígado e outros órgãos. No entanto, a bioimpressão 3D levanta questões éticas, incluindo testes de segurança e eficiência, além disso se a utilização é moral ou não.

Outro dilema ético relacionado às impressoras 3D é a criação de armas. Isso porque uma arma impressa em 3D se torna um desafio para as regulamentações. Como o governo praticaria o controle de armas se alguém pudesse imprimir em 3D uma arma em sua própria casa? É seguro? Isso é algo importante para ponderar ao analisar os potenciais de uma impressora 3D.

14. Existem diferentes tipos de materiais para usar na impressão 3D

curiosidades_sobre_impressão_13_

As impressoras 3D não imprimem apenas plásticos. Esses sofisticados dispositivos podem produzir uma enorme variedade de materiais, incluindo metais, cerâmica e até alimentos. De aço inoxidável, alumínio e titânio até queijo e chocolate, as modernas impressoras 3D estão cada vez mais próximas da tecnologia de ficção científica. 

As impressoras 3D também podem imprimir a combinação de polímeros com outros materiais, como metal e madeira. Então, a gama de materiais imprimíveis torna as impressoras 3D úteis em muitos campos.

Mais significativamente, tem havido um progresso importante na criação de modelos orgânicos impressos em 3D. Eles são feitos de tecido vivo para tratar pacientes e criar novos membros para indivíduos que precisam usar próteses.

15. Impressão 3D mudará a saúde

curiosidades_sobre_impressão_14_

Já citamos 14 curiosidades sobre impressão 3D e agora vamos falar de uma super importante. A impressão 3D já está sendo ativamente implantada por médicos e profissionais de saúde em todo o mundo. Modelos em 3D, que imitam a anatomia real de um paciente. Também ajudam os médicos a entender os casos e planejarem cirurgias com relativa facilidade. Implantes de metal foram impressos com sucesso, personalizados para os pacientes.‍

Recentes desenvolvimentos na impressão 3D médica estão mostrando potencial inovador. Bioprinting, uma técnica para impressão 3D de tecido vivo, levou à criação de um órgão artificial 3D totalmente funcional. Enquanto mais testes estão em andamento, especialistas já estão discutindo possibilidades de um futuro em que um paciente não precisaria mais depender de órgãos doados. Eles seriam impressos em 3D nos hospitais sob demanda.

Enquanto testes e novas pesquisas no campo da impressão 3D estão sendo desenvolvidos para a área da saúde, na Bélgica, especialistas em biomedicina implantaram uma mandíbula de titânio impressa em 3D em uma mulher de 83 anos. Isso mostra que a utilização da impressão 3D na saúde não está tão distante como muitos acreditam.

‍A tecnologia é uma entidade em constante evolução cujo único propósito deve ser melhorar as vidas humanas. Aquilo que é apresentado como mágica hoje é a ciência do amanhã. Porém, enquanto ainda estamos para ver tecnologias como teletransporte, viagem no tempo ou explorações de outros planetas, a impressão 3D reafirma nossa crença de que já estamos em um bom momento para investirmos nessa tecnologia.

Agora que você já viu essas 15 curiosidades sobre impressão 3D, que tal saber qual é o preço de impressora 3D e conhecer os melhores modelos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *