Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Como limpar a impressora 3D de resina? Descubra agora!


10 minutos de leitura


Ainda não sabe como limpar a impressora 3D de resina? Esse tipo de tecnologia de impressão 3D é muito interessante, mas necessita de cuidados especiais, principalmente na limpeza!


As impressoras 3D de resina estão conquistando cada vez mais espaço entre o público brasileiro. O que pode estar impulsionando isso é a queda nos preços das máquinas e resinas e a alta resolução possível.

Porém, é frequente que novos usuários dessa tecnologia tenham problemas com manutenção e a principal causa é a falta de conhecimento em como limpar a impressora 3D de resina na forma correta! Ações simples podem gerar uma grande economia de manutenção e troca de peças.

Se quer aprender como fazer o procedimento da forma correta, continue a leitura deste conteúdo!

Por que é importante saber como limpar a impressora 3D de resina?

As impressoras que utilizam resina líquida para impressão 3D certamente entregam uma ótima resolução nas peças, com detalhes bem precisos e boa qualidade visual, porém, é inegável que limpar esse tipo de máquina dá um certo trabalho!

Na impressão 3D FDM, que utiliza filamentos, é bem comum finalizar a impressão, retirar a peça, desligar a máquina e deixá-la assim até o próximo trabalho. Isso é o mais comum de acontecer, apesar de não ser tão indicado porque o filamento fica exposto à umidade.

No entanto, esse processo não pode ser repetido nas impressoras 3D de resina. Se o líquido for deixado no VAT (conjunto do reservatório) ela pode solidificar ou perder suas propriedades, gerando não só a perda do insumo, mas também a necessidade de manutenção da máquina.

Quais são os materiais necessários para essa limpeza?

Para fazer a limpeza completa da sua impressora 3D de resina você vai precisar dos seguintes materiais:

  • álcool isopropílico;
  • luvas descartáveis de proteção;
  • máscara facial;
  • reservatório escuro e com tampa;
  • folhas de papel toalha;
  • vasilha maior para colocar o VAT.

Os materiais acima são essenciais para fazer a limpeza, mas caso você tenha que fazer também uma ação de manutenção, pode precisar de:

  • conjunto de chaves Allen;
  • filme FEP reserva;
  • estilete.

Como limpar a impressora 3D de resina?

Agora que você já separou todos os materiais necessários para fazer a limpeza da sua impressora 3D de resina, vamos ao passo a passo. Antes disso, certifique-se de utilizar os equipamentos de segurança (luvas descartáveis e máscara facial) e escolha um local arejado, sem exposição ao sol.

Solte o VAT da base da máquina com cuidado

O primeiro passo é soltar o VAT da base da impressora. Lembrando que “VAT” é o conjunto do reservatório onde fica a resina, ou seja, a parte metálica e o filme plástico (filme FEP).

Com a chave Allen apropriada, solte os dois parafusos que prendem o VAT e retire o conjunto.

ATENÇÃO: tenha muito cuidado no momento de retirar o VAT! Não movimente muito o conjunto e evite que a resina passe sobre a borda, sujando a base da impressora.

Retire toda a resina do VAT e coloque-a em um recipiente apropriado

Escolha um recipiente escuro e com tampa para condicionar a resina que sobrou da sua última impressão. Se puder, coloque no recipiente original em que a resina foi vendida.

É importante que a resina esteja condicionada fora do sol ou de raios ultravioletas.

Conteúdo especial: conheça as características das resinas para impressão 3D!

Limpe todo o conjunto do VAT com álcool isopropílico

Agora, o reservatório estará ainda com resto da resina e você precisa limpá-lo totalmente. Para isso utilizará o álcool isopropílico.

É indicado que você coloque o VAT em um novo recipiente, maior, e despeje o álcool isopropílico, deixando em banho por um tempo.

Faça a lavagem do reservatório com o álcool para retirar qualquer resíduo da resina.

Verifique se houve vazamento de resina no vidro do LCD e limpe, se necessário

Um ponto muito importante e que merece atenção em qualquer impressora 3D de resina é a condição do filme FEP. Esse filme plástico precisa estar rígido, bem preso na estrutura do reservatório e sem riscos ou furos.

Se houver algum furo no filme a resina vai escorrer sobre o vidro do LCD e pode gerar a necessidade da troca dessa peça… um prejuízo grande e desnecessário!

Você pode verificar com água se há algum furo no FEP. Observe também se há riscos ou se não está totalmente preso e esticado em suas extremidades.

Retire a mesa de impressão e limpe-a

Agora que você já limpou o VAT é a vez da mesa de impressão. Retire o componente da base da impressora e deixe-a imersa no álcool isopropílico.

Depois de um tempo, se ainda tiver acúmulo de resina na mesa de impressão, faça a raspagem da superfície com uma espátula de plástico.

Conteúdo especial: como nivelar a mesa de impressão com resina!

Seque todos componentes e monte novamente

Com todos os componentes limpos, pegue folhas de papel toalha e faça a secagem completa. Depois de secos, faça a montagem dos componentes na base da impressora. Assim ela estará pronta para ser usada novamente.

Como fazer uma manutenção preventiva da impressora 3D de resina?

A limpeza da sua máquina, como indicamos no passo a passo anterior, já vai ajudar bastante para que você não tenha que gastar com a troca de componentes ou serviço de manutenção.

Porém, há alguns cuidados preventivos que também ajudarão a ter maior vida útil da sua impressora e componentes. Veja alguns desses cuidados:

Verifique a condição do filme FEP

Regularmente, verifique como está a condição do filme FEP da impressora. No momento da limpeza, não raspe ou esfregue materiais sólidos contra o filme.

Se houver arranhões no filme, mesmo que não tenha rasgado, pode haver a necessidade de troca, isso porque a luz emitida na impressora pode não passar totalmente pelo filme danificado, prejudicando a qualidade da impressão.

Já se houver qualquer rasgo ou furo no filme será necessária a troca imediata. Desparafuse o conjunto, retire o filme e coloque um novo. Deixe ele esticado e encaixe a estrutura novamente, parafusando totalmente. Se certifique de que o filme esteja bem rígido. Com o estilete, retire o excesso do filme.

Observe se há resíduos de resina no vidro do LCD

Caso caia resina no vidro do LCD, seja por furo no filme FEP ou por outro motivo, é importante que você limpe o mais rápido possível com álcool isopropílico.

Essa remoção imediata é importante, porque a resina líquida será retirada facilmente com o álcool, mas se ela estiver sólida aí é bem mais difícil e a chance de danificar o vidro do LCD é grande.

Se a resina já estiver sólida você precisará usar a espátula plástica para retirar a resina, mas faça isso com muito cuidado. Se arranhar o vidro isso pode gerar defeitos na sua peça impressa.

Nunca coloque resina em excesso no VAT

Por fim, nossa última recomendação é não exceder o limite de resina no reservatório. Se você colocar muita resina ela pode escorrer pelas laterais do VAT durante a impressão ou no momento de retirar o reservatório da base.

O mais indicado é observar a quantidade de resina necessária para a sua peça na simulação do fatiador. Ao inserir o arquivo de impressão e os parâmetros o fatiador vai dar uma estimativa de tempo de impressão e quantidade de resina necessária. Coloque no reservatório uma quantidade cerca de 20% acima do recomendado pelo software.

 

Portanto, neste conteúdo você aprendeu como limpar a impressora 3D de resina corretamente, seguindo o passo a passo seguro para garantir uma boa qualidade de impressão e vida útil dos componentes.

É extremamente importante seguir esse procedimento, mesmo que dê um certo trabalho.

Agora que você já sabe como limpar a impressora 3D de resina, baixe nosso e-book completo sobre a impressão 3D de resina!

Publicado em:
05/10/2021

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Reconhecida como a melhor empresa de impressão 3D do Brasil. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
Chat online