• (31) 97113-7028 (Vendas)
  • (31) 99150-4973 (Suporte, manutenção e projeto)

Dicas e Tutoriais

Você sabe quantos metros tem o filamento para impressão 3D?

Uma dúvida que frequentemente surge entre os usuários de impressão 3D é quantos metros tem o filamento. Normalmente, as empresas que fabricam e vendem os insumos, como nós, padronizam a medida pelo peso, oferecendo opções de 50 gramas, 200 gramas, carretéis de 500 gramas e 1 quilo de filamento.

Então, se você também já teve ou tem essa dúvida, nosso artigo vai te ajudar bastante. Mostraremos como calcular a distância linear de cada material e uma tabela com as principais medidas. Confira!

Por que calcular quantos metros tem o filamento?

Afinal, qual o motivo de se saber quantos metros correspondem a uma certa quantidade de filamento? Esse conhecimento pode ser bem útil. Alguns softwares fatiadores, como o Cura, podem gerar, no momento de visualizar a impressão, os metros lineares que serão gastos na peça. Já no Simplify3D e outros softwares, essa medida é dada em peso.

Outra aplicação dessa medida é na própria impressora. Alguns modelos exibem o histórico de impressão da máquina, com o tempo total que ela já foi utilizada e a quantidade de filamento que já foi consumido. A medida do filamento gasto é dado em metros, conforme foto abaixo:

quantos metros tem o filamento

Cada impressora tem um caminho para acessar esse histórico. Verifique no manual do equipamento como encontrar.

Como calcular a distância linear dos filamentos?

Para calcular quantos metros tem o filamento, você deve conhecer os seguintes pontos:

  • o peso do carretel vazio;
  • o peso total do carretel com filamento;
  • a densidade do material analisado.

Conhecer o peso do carretel vazio é importante se você quer saber quantos metros tem um filamento já aberto, usado. Como referência, nosso carretel vazio pesa 190g. Com essa informação, se o material não for novo, pese o carretel com a quantidade de filamento e subtraia esse peso.

Agora, vamos mostrar como fazer o cálculo. Confira a lista de medidas que serão usadas:

quantos metros tem o filamento

quantos metros tem o filamento

quantos metros tem o filamento

Vamos usar um exemplo para ficar bem claro:

Imagine que queremos calcular quantos metros tem um carretel de filamento que já foi usado. Pesamos o carretel com o material e o resultado encontrado foi 580 gramas. Desse valor, devemos subtrair o peso do carretel vazio, que é 190g, restando 390 gramas de filamento.

O material em questão é um PLA, com diâmetro de 1,75mm. Pelo material, sabemos que a densidade dele é de 1,24 g/cm³. Agora, com esses dados, podemos utilizar a fórmula e encontrar quantos metros tem o filamento:

quantos metros tem o filamento

Para te ajudar, criamos uma tabela com as principais medidas dos filamentos:

quantos metros tem o filamento

Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você. Agora, confira como evitar nó em seu carretel.

10 Respostas

Leave a Reply