Em compras acima de R$ 1000,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Conheça o erro de sub extrusão e como resolvê-lo!


5 minutos de leitura


A sub extrusão é um problema muito comum na impressão 3D, praticamente todas as pessoas irão se deparar com ele em algum momento durante uso da tecnologia. Apesar de ser um problema relativamente fácil de resolver a maior dificuldade está em identificar qual a sua causa pois existem várias variáveis que devem ser levadas em consideração.


O processo de extrusão de um material é a etapa em que ele ganha forma e adquire determinadas características. Quando existe alguma irregularidade durante esse processo acontece a sub extrusão.

Neste post, iremos abordar as principais causas da sub extrusão e como resolvê-las.

Afinal, o que é sub extrusão?

Afinal, o que é sub extrusão?

A sub extrusão ocorre quando a impressora 3D não consegue depositar a quantidade certa de material que a configuração do software espera, o que pode gerar espaços vazios, lacunas indesejadas, camadas faltantes ou até mesmo locais onde o filamento está completamente ausente.

Quais são as principais causas da sub extrusão?

Para identificar a sua causa existem algumas variáveis que devem ser levadas em consideração entre elas estão: o filamento, o fluxo, a temperatura e a velocidade da impressão.

Filamento

A configuração do filamento para impressora 3D no software pode estar divergente do tamanho do diâmetro do filamento, pois ele pode sofrer variações ao longo da bobina.

O fluxo

Se o diâmetro do seu filamento estiver correto, mas ainda não tiver seu problema totalmente resolvido, será necessário ajustar o multiplicador de extrusão, conhecido como taxa de fluxo. Essa é uma configuração importante que permite que você modifique com facilidade a quantidade de termoplástico que é extrudado.

Temperatura

Se a temperatura estiver muito baixa ou muito alta, você poderá encontrar problemas com falta de extrusão. Em casos de temperaturas muito baixas o material não derrete corretamente, fazendo com que seja necessária mais pressão da impressora 3D para empurrá-lo através do bico.

Velocidade

Se você utilizar mais material do que sua impressora 3D é capaz, isso levará à sub extrusão. É preciso garantir um bom equilíbrio entre a temperatura e a velocidade.

Como solucionar o problema de sub extrusão?

Verifique o diâmetro do filamento

Verifique o diâmetro do filamento

Meça o filamento com um paquímetro em torno de 10 a 20 pontos para ter mais precisão. Logo após faça uma média dos diâmetros encontrados e indique esse valor no fatiador de camadas. Os valores mais comuns para o diâmetro do filamento são 1,75 mm e 2,85 mm. Se houver uma variação muito acima desses números pode ocorrer a sub extrusão.

Regule o multiplicador de extrusão

Para corrigir esse problema tente aumentar o seu multiplicador de extrusão em etapas de 5%, ou seja, se a sua configuração for 1,00 (ou 100%) aumente para 1,05 (ou 105%) e faça uma impressão de teste para ver o resultado.

Encontre a temperatura ideal

Em casos de temperaturas muito baixas recomenda-se aumentar a temperatura de extrusão em intervalos de 5 graus.

As temperaturas muito altas também podem ocorrer problemas, pois se permanecerem muito tempo no bico terão suas propriedades modificadas podendo causar obstruções. Verifique as temperaturas adequadas para seu filamento.

Ajuste a velocidade da impressão

Ao utilizar temperaturas mais altas, pode-se imprimir mais rapidamente, mas ao utilizar temperaturas mais baixas, é necessário diminuir a velocidade.

Como falamos ao iniciar este texto, muitas podem ser as causas que geram a sub extrusão, é importante ficar atento a todos os detalhes e fazer testes até obter a forma perfeita. Agora que você já conhece mais sobre a sub extrusão confira nosso conteúdo completo sobre os 20 maiores erros de impressão.

Se você ainda tem dúvidas de como resolver seu problema entre em contato através do nosso chat e fale com um de nossos especialistas.

Comments (2)

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0