Em compras acima de R$ 1000,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Como definir o tempo de exposição da sua resina 3D


9 minutos de leitura


A impressão 3D de resina exige algumas configurações que variam de acordo com o material que é utilizado. Um dos principais parâmetros é o tempo de exposição da resina 3D. 


Configurar uma impressora 3D de resina pode ser um desafio para aqueles que estão começando a trabalhar com essa tecnologia. Os parâmetros de impressão mudam bastante se compararmos com a impressão FDM.

O primeiro passo para ter sucesso no seu processo de impressão utilizando resina 3D é saber qual escolher. Isso levará em consideração o tipo de impressora 3D de resina que está sendo utilizada e a própria qualidade do material a ser impresso.

Depois de escolher sua resina e definir o modelo para imprimir, é hora de montar as configurações.

Continue acompanhando este post para entender como configurar os parâmetros de impressão utilizando resina 3D.

Passo a passo para configurar sua impressora 3D de resina

Passo a passo para configurar sua impressora 3D de resina

A seguir está o passo a passo que você deve seguir para ter uma impressão de qualidade com uma resina 3D.

1. Verificar a intensidade de luz necessária

Algumas impressoras, como as LEDs, possuem uma baixa intensidade de luz (menor que 60W), enquanto outras, como as com fonte laser (SLA), podem ter potência maior que 200W. Para uma impressão ser bem-sucedida, é necessário uma dose adequada de luz.

Essa dose pode ser calculada pela combinação dos parâmetros potência e tempo. Ou seja, impressoras com menos potência exigirão mais tempo, enquanto que impressoras com mais potência precisarão de menos tempo.

2. Tempo de exposição da camada de base

As primeiras camadas normalmente precisam de um tempo maior de exposição pois elas são responsáveis por fixar o objeto na mesa de impressão.

Recomendamos que comece testando 40 segundos para as primeiras camadas e vá aumentando até perceber que as camadas estão bem fixadas na mesa. Normalmente um bom tempo de exposição das primeiras camadas é de 60 segundos, dependendo do modelo de impressora.

3. Tempo de exposição das outras camadas

Para ajustar o tempo de exposição das demais camadas você precisará baixar um modelo e realizar alguns testes. Recomendamos que você baixe este modelo aqui. 

3. Tempo de exposição das outras camadas

Nele você encontrará diferentes formas que, quando impressas, devem ficar com suas arestas bem definidas.

Então, para configurar bem o tempo de exposição da sua impressão você deve:

  • baixar o modelo;
  • começar a testar o tempo de exposição começando com 5 segundos e ir aumentando um segundo por vez, até a peça ficar perfeita (isso dependerá de resina e da máquina que está utilizando). O tempo aproximado ficará entre 7 e 10 segundos.

Depois de feito isso, você estará bem próximo de encontrar o tempo de exposição correto. Isso porque, apesar de conseguir chegar em uma boa qualidade do modelo impresso, resta saber se as formas estão com a dimensão exata que deveriam ter. Ou seja, se o tempo de exposição não está longo ou curto demais e consequentemente, prejudicou o tamanho final da peça.

Sendo assim, vamos para um segundo teste:

  • baixe esse modelo no Thingiverse;
  • coloque para imprimir utilizando o tempo de exposição com o qual teve um melhor resultado no teste passado;
  • depois de impresso, lave a peça com álcool isopropílico e faça seu processo de pós cura;
  • depois que a peça passar pelo processo de pós cura e estiver totalmente finalizada, você precisará de uma chave allen de 4 mm para testar em qual dos orifícios ela encaixará perfeitamente;
  • a regra é bem fácil: se ela se encaixar no hexágono do meio, o tempo de exposição está correto. Se ela se encaixou em qualquer um dos outros hexágonos, você deve aumentar o diminuir o tempo de exposição, de acordo com a imagem abaixo.
3. Tempo de exposição das outras camadas

Agora que você já sabe qual tempo de exposição perfeito para a resina 3D que está utilizando, chegou a hora de seguir com os outros passos da impressão.

4. Suporte

Com o seu modelo 3D pronto, está na hora de preparar o arquivo de impressão. Para garantir uma boa aderência na plataforma, os suportes das peças são quase sempre necessários na impressão 3D em resina.

4. Suporte

As estruturas de suporte serão impressas no mesmo material da peça e deverão ser removidas manualmente após a impressão.

Os suportes são gerados por um software específico, o qual calcula o número de suportes, o diâmetro, a localização, e onde eles tocam o modelo. (Esse software normalmente acompanha a impressora).

5. Altura da camada

Agora, com todas as estruturas de suporte geradas, precisamos fatiar a peça. É nessa parte do processo que você escolhe a altura da camada.

Dependendo da precisão do eixo Z da sua impressora, a altura da camada pode variar entre 10µm e 100µm. Quanto menor a altura da camada, melhor será a qualidade final da peça. Em contrapartida, maior será o tempo de impressão.

6. Hora de imprimir

Chegou a hora de imprimir! Não esqueça de utilizar luvas e máscara para manusear sua resina 3D.  Basta você despejar resina no reservatórioexecutar o arquivo e sua impressora 3D de resina fará o resto do trabalho. (Lembrando que algumas impressoras necessitam ajuste da altura Z inicial).

7. Ajustando o Z inicial

Fazer o ajuste do eixo Z é bem simples. Você deve:

  • despejar a resina no reservatório;
  • afrouxar os parafusos que regulam a posição da plataforma de impressão;
  • descer a plataforma de impressão até o ela encontrar o fim do reservatório (normalmente já existe uma função na máquina que manda ela para a posição inicial);
  • faça uma pequena pressão na plataforma para se certificar se ela está completamente apoiada e paralela à base do reservatório;
  • aperte os parafusos da plataforma.

Pós impressão

Depois que a peça estiver impressa, você precisará lavá-la em um recipiente contendo álcool isopropílico em média por 3 minutos. Em seguida, agite a peça para enxaguar a resina extra.

Pós Cura da peça

Toda impressão 3D de resina precisará passar pelo processo de cura depois que a peça estiver pronta. Esse processo tem o objetivo de secar e deixar a superfície da peça mais rígida e resistente.

Nessa etapa você pode utilizar uma fonte de luz UV (como uma cabine) ou simplesmente deixar a peça exposta ao sol por cerca de dez (10) minutos.

OBS: Indicamos retirar o suporte depois da peça curada, isso facilitará sua remoção.

Pronto! Sua peça está finalizada. 

Pós Cura da peça

Utilizamos na construção deste conteúdo o vídeo do nosso parceiro Murilo, do The Geek Show. Corre lá para conferir o vídeo que está muito bacana!

Agora que você já sabe o passo a passo de como calibrar sua impressora 3D de resina e obter peças incríveis, convidamos você para ler nosso conteúdo com 6 dicas para quem está começando a imprimir peças de resina. 

E se você tem interesse em ter uma impressora desse tipo ou ainda a resina 3D, preencha esse formulário a seguir que um de nossos especialistas entrará em contato para entender mais sobre sua necessidade.

E ah, se tiver qualquer comentário, deixa aí pra gente. São sempre muito bem vindos!

     

    Deixe uma resposta

    Mais posts

    Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

    Endereço

    Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
    A 20 min do centro de Belo Horizonte.

    Horário de funcionamento

    08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

    Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

    Nossas redes

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
    3D Lab Industria Ltda.
    CNPJ 20.212.019-0001/09
    0