Impressora 3D de resina: 6 dicas comuns para quem está começando
Índice
- 1. Impressora 3D de resina não é igual a impressora 3D FDM!
- 2. Não use preenchimento nas peças de impressão com resina
- 3. Não simplifique o uso de suportes na impressora 3D de resina
- 4. Não compare filamentos com resinas
- 5. Ajuste bem sua camada de fixação
- 6. Gaste um tempo escolhendo qual resina utilizar
Já falamos aqui sobre os diferentes tipos de impressoras 3D. A impressão 3D FDM (Fabricação por Filamento Fundido) ainda é a mais popular do mercado. Porém, a impressora 3D com resina está ganhando espaço e notoriedade entre a comunidade 3D, principalmente para quem busca peças mais detalhadas e com acabamentos mais precisos.
É comum que muitos entusiastas da impressão 3D comecem com a impressão FDM e, com o tempo, passem a utilizar impressoras 3D de resina.
É justamente aí que está o maior perigo: por já estarem acostumados, acabam levando alguns vícios e costumes de uma técnica para a outra. O que pode ser bastante frustrante, já que impressoras FDM e SLA ou DLP são bastante diferentes e possuem suas particularidades.
No conteúdo de hoje vamos te apresentar os 6 principais equívocos de quem está começando a utilizar impressora 3D de resina. Confira!
1. Impressora 3D de resina não é igual a impressora 3D FDM!
No começo, algumas pessoas podem achar que existe semelhança entre impressoras 3D FDM e impressoras 3D de resina, mas isso é um grande engano.
Normalmente, aprender e dominar as técnicas da impressão FDM leva um pouco mais de tempo, isso porque á muitos parâmetros que podem ser configurados. Nas resinas essas variações são menores. PORÉM, o insumo e peças de reposição desse tipo de máquina são ligeiramente mais caros, então a “tentativa e erro” deve ser evitada.
Vale lembrar também que as peças criadas com impressoras 3D de resina precisam passar por um processo de pós impressão que chamamos de cura. Esse processo utiliza produtos químicos, como o álcool isopropílico por exemplo, para dar à peça o acabamento necessário.
Um outro detalhe que diferencia os dois tipos de impressão são as medidas básicas de segurança que devem ser tomadas durante o processo. Com a resina é interessante ter boa ventilação e uso de luvas.
2. Não use preenchimento nas peças de impressão com resina
Diferentemente da impressão FDM que você pode escolher o nível de preenchimento da sua peça, na impressão de resina é aconselhável que você deixe o objeto oco.
Ao tornar o objeto oco com paredes finas você poderá minimizar o efeito de contração da peça. O alto encolhimento normalmente ocasiona rachaduras e vários efeitos indesejados, como linhas de superfície.
Isso melhorará drasticamente a qualidade estética do objeto. Lembre-se de que o esvaziamento também permitirá economizar muita resina de impressão 3D!
3. Não simplifique o uso de suportes na impressora 3D de resina
Entusiastas da impressão 3D de resina muitas vezes simplificam o uso dos suportes e confiam nas configurações automáticas dos softwares, assim como fazem na impressão FDM.
Porém, nas impressoras 3D de resina o uso dos suportes requer maior atenção e conhecimento.
Estratégias de suporte ruins levarão a muitas falhas e frustrações. Para ter sucesso, preste muita atenção e analise todos os pontos críticos da peça.
4. Não compare filamentos com resinas
Em relação ao custo-benefício, as resinas de impressão 3D tendem a ser mais caras do que os filamentos.
O desempenho dos materiais também é muito diferente. As resinas tendem a ser menos resistentes do que a maioria dos filamentos. Porém, peças impressas com resina possuem um excelente acabamento.
Outra característica é a resistência à temperatura. Geralmente as resinas de impressão 3D resistem mais termicamente e também a produtos químicos.
Já os filamentos são mais resistentes, menos propensos a quebrar, mas mais sensíveis à temperatura. É claro que estamos falando de um modo geral, uma vez que cada material pode ter características individuais.
5. Ajuste bem sua camada de fixação
Nas impressoras 3D de resina a camada de fixação é uma espécie de almofada fina sobre a qual você cria seu objeto.
Seu uso é de extrema importância para esse tipo de tecnologia pois nela o objeto é produzido “de baixo para cima”. Esquecer de configurar a cama de fixação pode reduzir bastante suas chances de sucesso na impressão.
A camada de fixação aumenta drasticamente a adesão entre a primeira camada do objeto que está sendo impresso e a placa de construção. Essa boa adesão reduz o risco de descolamento e queda de objetos durante a impressão 3D.
6. Gaste um tempo escolhendo qual resina utilizar
Cada resina de impressão 3D é única. O mesmo se aplica às impressoras 3D de resina.
Para obter os melhores resultados, é extremamente importante passar algum tempo e elaborar as melhores configurações da impressora para a resina que será utilizada.
Configurações de exposição incorretas, velocidades e alturas de elevação, podem levar a muitas falhas ou resultados insatisfatórios.
Se você quer um bom resultado na impressão de suas peças, vale a pena gastar mais tempo estudando as configurações da impressora e da resina que serão utilizadas.
Como você conferiu nas dicas acima, o uso de impressora de resina requer muita atenção e tempo de estudo. Mas não desanime, os resultados são surpreendentes!
Portanto, se você se interessou pela impressão 3D de resina e quer saber mais sobre o assunto, temos dois conteúdos que irão te interessar:
Além disso, estamos preparando mais conteúdos sobre essa tecnologia e suas infinitas possibilidades! Quer ter uma impressora 3D de resina? Se sim, preenche esse formulário a seguir que um de nossos especialistas entrará em contato para entender mais sobre a sua necessidade!
Ah, e se tiver qualquer comentário ou sugestão para nossos próximos conteúdos escreve aí para gente!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.