• (31) 97113-7028 (Vendas)
  • (31) 99150-4973 (Suporte, manutenção e projeto)

Dicas e Tutoriais

imprimir peças pequenas

5 dicas de como imprimir peças pequenas com perfeição!

Cada vez mais a impressão 3D é utilizada para peças grandes e complexas. A área útil das impressoras vem aumentando bastante, junto ao fortalecimento da estrutura para garantir qualidade e velocidade. No entanto, imprimir peças pequenas também é um desejo da comunidade de impressão 3D. Para a tecnologia FDM, criar peças menores do que 50 milímetros é um desafio, mas há maneiras para que isso se concretize.

Listamos neste conteúdo 5 dicas ótimas para que você consiga imprimir peças pequenas na sua impressora 3D. Acompanhe!

1. Coloque mais de uma peça na mesa

Nossa primeira dica para imprimir peças pequenas é colocar mais de um objeto na mesa de impressão. A explicação disso é que se for colocada somente uma peça pequena o bico quente ficará sob a região por muito tempo, isso dificulta que as camadas resfriem e o material tome a forma correta. Com o material quente por mais tempo pode-se formar bolhas e falhas no acabamento superficial.

Então, ao colocar mais de uma peça na mesma mesa de impressão você garante que as camadas terão mais tempo para resfriar.

O problema dessa solução é que você pode querer apenas uma peça e colocar mais significaria perder material. No entanto, insistir em somente uma pode fazer perder a peça ou tê-la com baixa qualidade. Pense nisso!

2. Diminua a velocidade para imprimir peças pequenas

Velocidade não é sinônimo de qualidade, principalmente na impressão 3D. Para imprimir peças pequenas você deve reduzir a velocidade, tanto na extrusão quanto na movimentação.

Com velocidades menores o bico fica mais tempo na mesma região, o que seria um problema já levantado no item anterior, mas essa “lentidão” garante que as camadas sejam depositadas perfeitamente, gerando maior qualidade da peça.

O recomendado é que se utilize velocidades de 50% para o que é usado normalmente em peças médias ou grandes.

3. Reduza a temperatura de extrusão

Observando as dicas anteriores fica fácil deduzir que abaixar a temperatura é uma boa saída para imprimir peças pequenas. Porém, tome cuidado com essa redução para não forçar demais o seu sistema extrusor. Observe a faixa de temperatura indicada pelo fabricante do filamento em cada material e faça testes de variação para calibrar a máquina corretamente.

A partir do valor de temperatura que você usa normalmente, abaixe de 2 em 2 graus para verificar o comportamento da impressão, até chegar no ponto ideal.

4. Deixe o cooler para a peça sempre ligado

Nossa quarta dica é fundamental: deixe um cooler para a peça sempre ligado! Algumas impressoras não vêm com essa peça de fábrica. Se esse for o seu caso, a instalação é muito interessante. Esse upgrade é simples, mas se precisar de ajuda, pode entrar em contato com nosso setor de manutenção e vamos lhe ajudar.

Observe, porém, se a sua peça está apresentando warping quando é resfriada. O ABS tem uma forte tendência a apresentar essa contração. Se você estiver usando uma impressora aberta e ligar o cooler, estará jogando ar frio na peça, gerando o problema. Se for usar ABS, o mais indicado é contar com uma impressora 3D fechada ou enclausurar se for aberta.

5. Utilize bicos com furo menor e largura de camada inferior

Por fim, nossa última dica para imprimir peças pequenas é optar por um bico de furo menor. O intuito é gerar camadas com menor largura, possibilitando maiores detalhes nas peças. Se você utiliza um bico de 0,4mm, por exemplo, as camadas terão largura de 0,48mm. Essa configuração é automática nos fatiadores, como o Simplify. Já se você usa um bico de 0,2mm, as camadas terão largura de 0,24mm. Esse cálculo é feito com 20% da largura do bico.

Quanto menor for o furo do bico, mais detalhes você conseguirá com a largura das camadas.

Então, vimos que imprimir peças pequenas é sim possível com impressão 3D FDM. Para isso é preciso fazer algumas alterações na configuração de impressão. Listamos as 5 principais. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco e vamos trabalhar juntos para o seu sucesso!

Leave a Reply