Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Caneta 3D: saiba o que é, como funciona, quanto custa e como usar!


6 minutos de leitura


Já pensou em ter uma caneta 3D? Esse produto vem sendo utilizado principalmente em escolas e cursos para crianças e pode ajudar bastante no incentivo à criatividade!


A caneta 3D funciona como uma espécie de impressora 3D, mas nesse caso é você que vai construir o seu objeto! O papel dela é fornecer o material para que o usuário dê forma à sua peça!

No entanto, muitas dúvidas rodeiam essas canetas. Foi pensando nisso que criamos este conteúdo. Aqui você vai entender melhor sobre esse produto. Acompanhe!

Como funciona uma caneta 3D?

O funcionamento da caneta é similar a de uma pistola de cola quente. O material, no caso, é o filamento, igual das impressoras FDM.

Esse filamento será aquecido por meio de resistências presentes na caneta, fazendo com que ele atinja sua temperatura de extrusão, saindo pelo bico da caneta e possibilitando a formação da peça.

Para que serve uma caneta 3D?

Essa caneta pode ser utilizada para diversas funcionalidades. É uma criação a mão livre, ou seja, a caneta fará só o aquecimento do material, mas quem vai “desenhar” é você.

Esse pode ser um primeiro contato de crianças com o universo maker. Elas podem ser incentivadas a criarem suas peças tridimensionais com a caneta.

Durante esse uso o professor ou guia pode explicar o processo de transformação do material e até iniciar o conhecimento sobre as impressoras 3D, explicando as diferenças e similaridades.

Uma outra utilização interessante dessa caneta é na correção de falhas de uma peça. Você pode usar a caneta para preencher buracos ou lacunas de um objeto já criado. Ou seja, é possível associar a caneta com as impressoras 3D!

O filamento da impressora 3D serve na caneta?

Uma dúvida muito comum é qual filamento serve na caneta 3D. A resposta é: o mesmo da impressora 3D!

Normalmente é indicado usar o filamento PLA, uma vez que a temperatura de extrusão é mais baixa e o odor é menos irritante do que o ABS.

Além disso, há também a questão da origem do ABS e da não recomendação na inalação constante dos gases que são liberados durante a impressão com ABS.

Você também pode usar outros materiais, como o PLA Flex, Flexível, PLA Silk etc. Uma ótima opção é comprar nossas amostras de filamentos de 50g. O mais utilizado na caneta 3D é o filamento PLA 3D Lab!

Para quem é indicada uma caneta 3D?

Qualquer pessoa pode usar! Basta ter criatividade e interesse em criar suas próprias peças.

Porém, caso o equipamento seja usado por crianças, recomendamos a supervisão de um adulto por ser uma ferramenta que estará ligada na tomada e que há aquecimento. Inclusive, vale lembrar que o bico da caneta fica a uma temperatura bem elevada, então é preciso ter cuidado para evitar se queimar.

Designers, artistas, makers, arquitetos, engenheiros e qualquer entusiasta de tecnologia fará um ótimo uso com esse produto!

Quanto custa uma caneta 3D?

Chegamos em uma dúvida muito importante e que você certamente está se fazendo: qual é o preço de uma caneta 3D?

Aqui na 3D Lab nós não vendemos essas canetas, mas você pode facilmente encontrar diversas opções no Mercado Livre. Encontramos opções a partir de R$140,00. O preço vai variar de acordo com o modelo e funcionalidades que você deseja.

Qual a melhor marca de caneta 3D?

Existem diversas marcas para canetas 3D e cada uma promete diferenciais competitivos. Separamos aqui duas opções confiáveis. Confira:

3Doodler

A 3Doodler nasceu como um projeto do Kickstarter em Massachusetts, Estados Unidos. O objetivo da empresa é inspirar e permitir que qualquer pessoa crie!

Existem diferentes modelos de canetas da 3Doodler, inclusive separados por faixa etária, começando nos 4 anos. Há também modelos profissionais, com configuração pronta para diversos materiais.

Multilaser

A Multilaser é muito conhecida no mercado e atua com produtos de diversas categorias. Entre elas está a caneta 3D da marca.

O modelo GA158 aceita dois filamentos simultâneos e nove níveis de velocidade ajustáveis.

 

Então, neste material você conheceu um pouco mais sobre a caneta 3D e suas aplicações. Na internet há diversas imagens e vídeos de projetos bem legais e criativos que você pode se inspirar.

Se você já tem a sua caneta 3D, vá agora na nossa loja e compre nossos filamentos!

Publicado em:
15/01/2021

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Reconhecida como a melhor empresa de impressão 3D do Brasil. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
Compre aqui!