A importância da impressão 3D para modeladores!
O trabalho dos modeladores 3D vem ganhando cada vez mais atenção, seja no ramo orgânico ou em projetos paramétricos. Nesse sentido, a impressão 3D vem ajudando a materializar e aumentar o valor agregado do trabalho!
Os modeladores 3D são profissionais que estão bem valorizados no mercado de trabalho. A tecnologia de impressão 3D vem abrindo portas para quem domina os principais softwares de modelagem, seja SolidWorks, Fusion 360, Autocad 3D ou até mesmo o SketchUp.
Se você é um modelador, aprender a trabalhar com impressão 3D pode criar novas oportunidades de trabalho. Por isso, criamos este conteúdo para mostrar a importância da impressão 3D para modeladores. Confira!
Quem usa impressão 3D precisa saber modelar?
Essa é uma pergunta que vai abrir o nosso conteúdo, pois constantemente a recebemos!
Uma impressora 3D é capaz de criar praticamente qualquer objeto, seja pela tecnologia de fusão e deposição de material (FDM) ou pela impressão com resina (SLA, DLP ou LCD).
Existem vários sites com milhares de arquivos gratuitos e prontos para impressão. O Thingiverse é o mais popular entre eles. Basta você acessar, escolher o arquivo que deseja e baixar, de forma simples e gratuita.
Confira a lista com 24 sites para baixar modelos grátis para impressão 3D!
Porém, dessa forma você sempre será refém de achar um arquivo pronto. Quando quiser algo personalizado, não terá!
É pensando nessa demanda que indicamos o aprendizado de um software de modelagem 3D. Quem usa impressão 3D não necessariamente precisa saber modelar, mas se souber, será um grande diferencial, pois vai poder explorar melhor a tecnologia.
O que é possível imprimir?
PRATICAMENTE TUDO! Mas, para não deixar tão vago, vamos mostrar algumas imagens de projetos que viraram realidade com a impressão 3D:
Quais softwares de modelagem podem ser usados na impressão 3D?
A lista de softwares de modelagem compatíveis com a impressão 3D é bem extensa. Para escolher a melhor opção você deve avaliar o tipo de peça que deseja criar e o nível de conhecimento que você tem com a ferramenta.
O Inventor, software desenvolvido pela Autodesk, é ideal para criação de protótipos funcionais. Ele é muito usado na indústria automotiva para avaliar o comportamento mecânico de conjuntos e seus componentes.
Já o Autocad é muito conhecido por desenhistas que utilizam a ferramenta em duas vistas, ou 2D. Porém, a versão em 3D também é usual. A área civil utiliza bastante esse software e pode ser uma boa opção se você já tem a usabilidade em duas dimensões.
Conheça 10 dos melhores softwares de modelagem para impressão 3D!
Agora, se você quer ser um modelador 3D na área orgânica, criando personagens, o Blender é uma excelente opção. Ele permite não só criar a modelagem, mas também animações, texturização e até edição de vídeo.
Qual é a melhor impressora 3D para um modelador?
Para acertar na escolha da impressora 3D é preciso analisar alguns pontos. O primeiro e mais crítico é o tipo de peça que você deseja criar.
Quando falamos de impressão 3D temos que saber que há diferentes tipos. Os principais e mais populares são o FDM e LCD.
O modelo FDM compreende as impressoras que utilizam filamento para criar as peças. Elas são as mais populares e as máquinas de entrada têm preços acessíveis, em torno de R$2 mil. Normalmente a área útil dessas impressoras é mais ampla e pode-se ter uma resolução mais fina, entre 0,05mm e 0,4mm na altura das camadas.
Como referência, podemos analisar a Ender 3, uma das impressoras 3D mais vendidas no mundo e que entrega alta qualidade com preço baixo. Sua área de impressão é de 220 x 220 x 250mm.
Já as impressoras 3D LCD são mais novas. Elas usam resina líquida como matéria prima. A área de impressão é bem pequena quando comparamos com os modelos FDM, mas aqui a resolução é ainda mais fina, entre 0,025mm e 0,1mm.
A máquina LCD que vamos analisar é a Anycubic Photon S. Ela vem chamando muita atenção pela alta qualidade das peças impressas e facilidade de utilização. Sua área de impressão é de 115 x 65 x 165mm.
Então, se você deseja imprimir peças maiores, que sirvam como protótipos funcionais e que necessitem de características especiais, como resistência mecânica, térmica ou química, escolha uma impressora 3D FDM.
Mas se você deseja imprimir peças mais detalhadas, menores e que não sejam submetidas a esforço mecânico, as impressoras 3D LCD podem servir melhor.
Como começar a modelar em 3D?
Se você está interessado em se tornar um profissional modelador 3D é preciso muito estudo e conhecimento dos softwares.
Você pode buscar cursos profissionalizantes, ou mesmo iniciar seus estudos com material disponível na internet, seja em blogs especializados ou canais do YouTube sobre o assunto.
Como começar a usar uma impressora 3D?
Para quem deseja começar a utilizar uma impressora 3D o caminho também se inicia pela busca de conhecimento. Não adianta simplesmente comprar uma máquina, mas não saber como usá-la, suas limitações e capacidades.
Recomendo fortemente o investimento em um curso de impressão 3D para que você consiga explorar melhor essa tecnologia e extrair dela tudo que é possível.
Então, espero que neste conteúdo você tenha compreendido um pouco sobre a importância da impressão 3D para modeladores e os resultados possíveis.
Agora, quero saber a sua opinião: você acha que a impressão 3D é fundamental para os modeladores? Comente este post e participe dessa discussão!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.