Impressão 3D não planar: como evitar o efeito degrau

Impressão 3D não planar: como evitar o efeito degrau

Você sabe qual a relação entre a impressão 3D não planar e a qualidade da impressão de suas peças? A impressão 3D não planar faz com que os três eixos da impressora trabalhem simultaneamente, evitando o efeito degrau em peças com superfícies inclinadas. 


Fazer uma peça com impressão 3D não planar é um processo complexo e que exige bastante paciência. Mas seu resultado pode surpreender, principalmente quando você deseja uma peça com superfície uniforme .

Sabemos que imprimir peças com alta qualidade e otimização de tempo e materiais é um desafio para grande parte da comunidade 3D.  Porém, com o aprimoramento dos softwares de fatiamento   juntamente com o uso de filamentos de boa qualidade, é certo que há uma melhora relevante nas impressões 3D FDM.

Tudo isso leva a paredes mais suaves e precisas nas impressões. Ainda assim, poucas pessoas sabem como evitar o efeito degrau, muitas vezes indesejado, em suas peças.

Leia este conteúdo para entender mais sobre a impressão 3D não planar. 

O que causa o efeito “degrau” nas camadas?

A impressão 3D, como o próprio nome já diz, trabalha em três eixos:

  •  X, com movimento horizontal;
  •  Y, na profundidade
  •  Z, na altura.

Em termos técnicos, os eixos se movimentam simultaneamente apenas em duas dimensões. Isso porque sempre que há movimento Z, não há movimento X ou Y; se houver movimento X e Y, não haverá movimento Z. 

O mais próximo que conseguimos atingir  com o uso de 3 eixos é na impressão de vasos.

impressão 3d não planar

Mas ainda sim,  a impressora dá preferência para os eixos X e Y e só depois incrementa com o eixo Z. 

Estamos cansados de saber que a impressão 3D FDM é construída a partir do depósito de camadas sobrepostas, por isso a chamamos de impressão 3D planar (vários planos), e o eixo Z é usado apenas para mover para o próximo plano. 

Isso leva às indesejadas linhas de camadas nas paredes das peças, bem como ao efeito de degraus que se torna mais perceptível em objetos com ângulos inclinados e contornos demarcados na parte superior.

Como fazer a impressão 3D não planar

Com o objetivo de eliminar esse efeito dos objetos é que desenvolveu-se a impressão 3d não planar. Ou seja, quando a máquina utiliza simultaneamente os seus 3 eixos (X,Y e Z). Porém, apesar de gerar resultados muito legais, é um procedimento complexo e com alguns desafios.

Existe uma versão do fatiador Slic3er que consegue fazer essa função não planar. Porém, ela ainda não foi liberada por ser uma versão experimental. Nosso parceiro Murilo do canal Geek Show fez uma série com 3 vídeos que mostram o passo a passo da instalação da versão experimental do Slic3er que permite que você faça sua impressão não planar.

Acompanhe nos vídeos a seguir e depois deixa seu comentário falando pra gente se deu certo. 

Também fizemos todo esse processo e em breve iremos mostrar nosso resultado. Estamos curiosos para ver o seu. 

 

Deixe um comentário