Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Como pigmentar a resina 3D? Descubra agora!


6 minutos de leitura


Pigmentar a Resina 3D

A possibilidade de pigmentar a resina 3D ajuda bastante quem quer utilizar várias cores, mas em poucas quantidades de cada. Neste artigo vamos mostrar como fazer isso de forma simples e prática!


Este conteúdo está disponível em vídeo e texto. Se quiser assistir basta apertar o play logo abaixo!

As resinas para impressão 3D do tipo SLA, DLP e principalmente LCD estão conquistando, além de novos usuários, muitas pessoas que só conheciam a impressão 3D FDM (tecnologia que utiliza filamentos como matéria prima). Isso porque as resinas 3D permitem alcançar uma excelente qualidade da peça, com muita precisão e riqueza de detalhes.

Esse insumo, no entanto, possui um valor elevado se comparado aos filamentos. Podemos até mesmo citar as resinas coloridas como exemplo, já que elas podem apresentar uma pequena diferença de preço em relação à mesma resina sem coloração.

Foi pensando nisso que desenvolvemos a resina da 3D Lab transparente para o modelo Standard, com a possibilidade de você mesmo pigmentar a resina 3D! Dessa forma, é possível adquirir várias cores em um “mesmo” produto!

Para saber como fazer isso basta continuar a leitura!

Quais são as cores de base dos pigmentos?

 

Nós utilizamos a escala CMYK para a construção dos nossos pigmentos. Isso significa que temos pigmentos nas cores:

  • ciano;
  • magenta;
  • amarelo;
  • preto.

Desenvolvemos ainda o pigmento branco, já que ele é muito importante para alcançar a cor que você precisa e tem influência na opacidade da peça. 

Como chegar nas cores principais?

Com essas cinco cores você poderá chegar na cor e tonalidade que quiser, basta misturá-las!

No nosso Kit de pigmentos disponibilizamos uma escala cromática no verso da embalagem. Ela servirá como referência, pois possui instruções de como alcançar algumas cores principais como o vermelho, verde, amarelo, rosa e azul.

Esfera cromática pigmentos de resina

Vale lembrar que nessa escala nós colocamos somente algumas referências. A ideia é justamente você criar a tonalidade necessária de acordo com o seu projeto! Portanto, você pode ter a cor que desejar de forma simples – e somente na quantidade necessária.

Como orientado, as gotas de pigmento devem sempre considerar a quantidade de 100ml de resina. Outro aspecto importante é que, a depender da quantidade utilizada, os parâmetros de impressão podem precisar serem reajustados.

Como pigmentar a resina 3D?

Pigmentar a Resina 3D

Agora, vamos mostrar como pigmentar a resina 3D na prática! Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Resina 3D Standard da 3D Lab;
  • Pigmentos para resina 3D Lab;
  • 1 copo descartável de 200ml;
  • 1 palito de picolé ou talher descartável para misturar o líquido;
  • luva descartável e máscara de proteção.

ATENÇÃO! Sempre que você for manipular a resina é importante ter cuidado com a segurança. Sendo assim, utilize luvas descartáveis e uma máscara de proteção. Se houver contato da resina com a pele, lave imediatamente com água e sabão.

Passo a passo

  1. Despeje 100ml de resina 3D Standard cor Clear no copo plástico;
  2. Escolha a cor que você deseja e verifique a escala cromática no verso da embalagem. Para esse exemplo, optamos pelo verde (4 gotas de ciano, 50 gotas de amarelo e 30 gotas de branco);
  3. Adicione as gotas dos pigmentos, um a um, na resina;
  4. Depois de adicionado todos os pigmentos, misture bem o líquido com o descartável sem deixar que acumule pigmentos nas paredes do copo.
  5. Se você quiser, pode adicionar mais gotas de qualquer pigmento para chegar em uma cor mais personalizada.

Pronto! Esse é o processo para pigmentar a resina 3D. Viu como é muito simples, prático e rápido? 

Recomendamos fazer essa mistura sempre em quantidades pequenas para não sobrar muita resina pigmentada. Dessa forma você pode aproveitar melhor o material além de evitar desperdícios.

Se ainda assim sobrar resina colorida, armazene em um recipiente fechado e que não fique exposto à luz do sol. Quando for utilizá-la novamente, agite bem para ter uma cor mais uniforme.

Como deixar a peça mais transparente ou mais opaca?

Pigmentar a Resina 3D

Um dos grandes segredos no momento de pigmentar a resina 3D está no pigmento branco. Isso porque ele é o responsável direto pelo grau de opacidade da sua peça.

Quanto mais pigmento branco você adicionar, mais a sua peça ficará com a cor “fechada”, ou seja, menos translúcida. Então, basta você saber dosar um pouco mais se quiser uma peça mais opaca, e um pouco menos para adquirir uma peça mais translúcida

Nesse conteúdo você aprendeu como pigmentar a resina 3D. Incentivamos que você faça experimentos, combinações diferentes e busque cada vez mais a personalização das suas peças. Isso pode fazer toda a diferença e agregar ainda mais valor ao seu projeto!

Portanto, vá agora na nossa loja virtual e garanta a sua Resina 3D Standard cor Clear e o Kit de pigmentos 3D Lab que mostramos aqui!

Deixe uma resposta

Mais posts

Minha conta


Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09