Ender 3: ainda vale a pena comprar?
A linha Ender da Creality conta com uma variedade enorme de impressoras 3D, com diversos upgrades e funcionalidades, mas diante de tantas atualizações, será que a Ender 3 ainda vale a pena? Veja neste conteúdo!
A Ender 3 foi uma das primeiras impressoras do mundo a popularizar a impressão 3D, o valor dessa máquina sempre foi muito abaixo que as demais do mercado, o que possibilitou que fosse vista como uma perfeita opção de entrada, devido ao seu custo-benefício.
Com essa popularização a Creality resolveu investir ainda mais na linha Ender 3 e criou variações como Ender 3 Pro, V2, MAX, S1, e por aí vai… E cada uma delas possui inúmeros upgrades e particularidades. Diante desses lançamentos, um questionamento começou a pairar no ar: será que a primeira dessa linha, ainda vale a pena? Vamos te ajudar a responder essa pergunta neste conteúdo!
Qual é a história da Ender 3?
Que ela é uma impressora querida no mercado, nós já sabemos, mas o que faz com que seja tão querida? Vamos contextualizar brevemente sobre ela!
A Ender 3 foi uma das primeiras impressoras 3D do mundo com tecnologia Full Open Source, que é basicamente um sistema de código aberto no qual é possível modificar, estudar e adaptar o código-fonte de um software. Muitos dizem ter sido um divisor de águas na impressão 3D, já que veio acompanhada de tecnologias que não eram vistas antes e por um preço tão acessível.
Além disso, contextualizando o mercado, na época do seu lançamento existia uma quantidade mínima de impressoras 3D com preço relativamente acessível e a maioria delas não oferecia tanta qualidade de impressão. Em tempos em que a Anet A8 era a impressora 3D com o melhor preço, a Ender 3 chegou trazendo a robustez e maior área útil de impressão encontradas anteriormente apenas em impressoras mais caras, com o valor de Anet A8 (que era uma das mais baratas da época).
Isso fez com que nossa Ender 3 conquistasse vários fãs bem rapidamente, e logo se tornasse a impressora 3D mais vendida do mundo: em 2018 foram vendidas mais de 200.000 unidades de forma global!
Mas, quais são os diferenciais da Ender 3?
É óbvio que a primeira resposta que vem à mente da maioria das pessoas quando o assunto é Ender 3, é o preço! Por ser uma impressora considerada de entrada, ela pode se encontrada com valor médio de R$1.700 no mercado, tornando-a uma ótima opção para quem deseja iniciar na impressão 3D, mas ainda não pode realizar grandes investimentos, mas além disso, o que ela tem?
Ela possui montagem facilitada, aquecimento rápido, memória de impressão, estrutura robusta, tamanho compacto e peso leve.
Especificações técnicas:
- Frame (estrutura) em alumínio anodizado;
- Sistema de Extrusão Bowden, fazendo a impressora ganhar velocidade e qualidade;
- Mesa aquecida, possibilitando a impressão de diversos tipos de materiais. Chega a 100°C em menos de 7 min.
- Área de impressão de 220x220x250mm;
- Temperatura de trabalho: extrusora até 255°C / mesa até 110°C;
- Diâmetro do filamento usado: 1,75mm;
- Diâmetro do bico: 0,4mm;
- Resolução de impressão máxima: 50 mícrons (0,05mm);
- Velocidade de impressão: 0 a 180mm/s (recomendada 90mm/s);
- Retoma a impressão no caso de queda de luz.
- Placa de 32 Bits
Mas ainda vale a pena comprar uma Ender 3?
A verdade é que apesar de ter sido um divisor de águas na impressão 3D no período do seu lançamento, a Ender 3 pode ter ficado obsoleta diante das inovações atuais. A percepção que nós temos é que o mercado vem tendendo para impressoras mais tecnológicas e que possibilitam oferecer maior variedade de serviços, maior nível de detalhamento e confiabilidade.
A linha Ender 3 já possui impressoras com tecnologias de nivelamento automático, sensor de fim de filamento, maior estabilidade no eixo Z e até mesmo a possibilidade de adaptação do eixo para inclusão de módulo laser. São tecnologias que melhoram a experiência do usuário e a qualidade final da impressão.
Vamos te mostrar algumas dessas impressoras a seguir!
Quais as outras impressoras da linha?
Mas se a Ender 3 já não é a melhor opção de compra, qual impressora 3D comprar? Veja abaixo nosso comparativo com outras impressoras dessa linha!
Ender 3 PRO
Essa impressora possui alguns diferenciais, resoluções e inclusões de tecnologias básicas que solucionam problemas encontrados na Ender 3. O eixo Y reforçado, garantindo maior estabilidade e precisão na impressão, a mesa C-MAG que possibilita maior aderência dos materiais na primeira camada e mudança nos parafusos de nivelamento, que possibilita maior facilidade na hora de nivelar.
Ender 3 V2
A V2 é ótima opção para quem está começando no universo da impressão 3D! Com placa-mãe silenciosa para melhorar a experiência do usuário no momento de impressão, display colorido de 4,3 polegadas, compartimento para ferramentas, mesa de vidro carborundum o que aumenta consideravelmente a vida útil da plataforma, além de ser compatível com uma variedade enorme de filamentos como: PLA, PETG, TPU, PLA Flex, PLA Silk, Wood e outros.
Ender 3 MAX
A MAX é a impressora da linha Ender 3 com maior volume útil de impressão, possibilitando impressões em formatos maiores que os usuais, com uma qualidade de impressão incrível.
Possui mesa de vidro carborundum, placa-mãe silenciosa, extrusora metálica para maior vida útil, fonte MeanWell que protege contra curto-circuito, sobrecarga e alta temperatura, sensor de fim de filamento, molas reforçadas e dois coolers para o sistema de ventilação da peça, contribuindo para melhor qualidade de impressão.
Ender 3 S1
A S1 é um lançamento recente da Creality com diversos upgrades para quem é maker e gosta de tecnologias diferentes.
Possui nivelamento automático em 16 pontos via CR-Touch, extrusor direct mais leve e eficiente, duplo eixo Z para maior estabilidade, conjunto extrusor intercambiável, sensor de fim de filamento, placa-mãe silenciosa e montagem facilitada em 6 etapas.
Ender 3 S1 PRO
Além de todas as vantagens já existentes na S1, a S1 PRO conta com extrusor direct drive sprite pro all metal, que possibilita maior velocidade de impressão, leveza e alcança até 300ºC permitindo impressão em diversos tipos de filamentos como PLA, ABS, TPU, PC e PA.
Portanto, vimos que apesar de tudo, a Ender 3 ainda é a impressora mais vendida do mercado, porém, pesquisas recentes mostram a tendência do mercado de impressão 3D para máquinas mais tecnológicas e inovadoras. A Linha Ender 3 possui diversos tipos de impressoras com upgrades incríveis e qualquer uma dessas máquinas possui altíssima qualidade de impressão (até mesmo as mais antigas).
Se você já tem a Ender 3, busca inovações e não consegue investir em novas impressoras agora, é possível adaptar a sua com diversos acessórios, instalando upgrades que podem otimizar sua vida e o uso da sua impressora. Veja aqui.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.