Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Case de Sucesso 3D Geek Show: como ganhar dinheiro com Impressão 3D


11 minutos de leitura


Como ganhar dinheiro com impressão 3D - Case de Sucesso 3D Geek Show

Dando sequência à nossa série Cases de Sucesso, realizamos ontem (28/04/2021) uma live com o nosso grande parceiro Murilo Laffranchi, o idealizador e apresentador do maior canal de impressão 3D do Brasil: o 3D Geek Show. Apostamos no empreendedorismo de maneira geral dessa vez e o tema escolhido foi “Como ganhar dinheiro com impressão 3D”.


Murilo Laffranchi é engenheiro de computação, Youtuber, influencer e podcaster. Seu primeiro contato com a impressão 3D foi a cerca de 6 anos, e de lá pra cá se tornou referência no assunto. Com pouco mais de 4 anos no ar, seu canal 3D Geek Show possui cerca de 100 mil inscritos e já passa das 4,5 milhões de visualizações.

Isso significa que, se você já usou o YouTube para pesquisar sobre impressão 3D em determinado momento, certamente esbarrou em algum vídeo do Murilo! Com conteúdos de relevância, foco no mundo geek e uma boa dose de carisma, o maior canal de impressão 3D do país é repleto de dicas, novidades e curiosidades sobre a tecnologia.

Então se você não conseguiu assistir a live, continue a leitura para saber quais conselhos o Murilo tem para você que pretende ganhar dinheiro com impressão 3D! Mas se prefere escutar o nosso bate-papo, o link está aqui.

Como conheceu a impressão 3D?

Como ganhar dinheiro com impressão 3D - Case de Sucesso Geek Show

“Aficionado por tecnologia e cultura geek” era o bordão antigo do canal 3D Geek Show. E foi exatamente pela curiosidade por tecnologia e admiração no universo nerd que o nosso convidado começou a ter contato com impressão 3D!

Isso porque antes de conhecer a impressão 3D, Murilo Laffranchi acompanhava os lançamentos de filmes de super-heróis da Marvel Studios. A partir daí, ele descobriu a técnica Pepakura (ou Papercraft) que consiste em um método semelhante ao origami: a construção de objetos tridimensionais a partir do papel.

Então o influencer começou a se aventurar nesta técnica com o objetivo de produzir o capacete do Homem de Ferro em tamanho real. No entanto, para concluir a peça era necessário um grande tempo disponível – o que o levou a abandonar o projeto.

Foi aí que, durante a leitura de artigos de tecnologia, descobriu a impressão 3D e a versatilidade de uma impressora se comparada a todo um processo com Pepakura.

Como foi o amadurecimento da ideia de criar um canal sobre impressão 3D e como foi esse percurso?

Case de Sucesso Geek Show

De maneira informal, Murilo Laffranchi teve outros dois canais no YouTube antes do 3D Geek Show de fato. Outro detalhe é que, inicialmente, pensou em focar em filmes e séries. Todavia, por já possuir muito conteúdo semelhante na plataforma de compartilhamento de vídeos, a ideia acabou perdendo força.

Em paralelo, o Youtuber adquiriu sua primeira impressora 3D e se viu com grande dificuldade em encontrar informações na internet sobre a tecnologia de maneira geral. Sua principal referência partia de um grupo na internet, no qual sentia bastante resistência por parte dos integrantes de níveis mais avançados.

Essa dificuldade em operar a máquina e entender o que ocorria de errado com suas impressões 3D gerou desabafo durante uma conversa com colegas de trabalho. O que por consequência, propiciou o surgimento da ideia de criar um canal para compartilhar conteúdos relevantes sobre a tecnologia de impressão 3D.

O percurso se baseou em dosar estes conteúdos para que o canal não ficasse tão técnico, mas que passasse da mesma maneira a seriedade da informação transmitida. Houve também evolução na qualidade de imagem, conhecimento compartilhado e boas parcerias adquiridas.

Indica outras referências neste mercado?

Neste aspecto, Murilo nos contou que boa parte do seu conhecimento inicial se deu através de conteúdos em inglês. Alguns dos canais citados foram:

A impressão 3D já é uma tecnologia essencial? 

Como ganhar dinheiro com impressão 3D

Para o apresentador do 3D Geek Show ainda estamos em “passos de formigas”, embora a manufatura aditiva esteja caminhando para se tornar uma ferramenta essencial de trabalho. Ele inclusive contou sobre filmes e séries que estão buscando transmitir a ideia de que impressoras 3D não se limitam à indústria, e que podem sim ser facilmente utilizadas no cotidiano das pessoas.

Além disso, a impressora 3D hoje está muito mais acessível do que era antes, inclusive as que utilizam resina. Portanto, se você é dos que acreditam que a tecnologia está em uma realidade distante, comece a repensar pois pode estar perdendo excelentes oportunidades!

Quais são os principais conselhos para quem quer começar a ganhar dinheiro com impressão 3D?

Como ganhar dinheiro com impressão 3D

Os principais conselhos dados por Murilo são:

Se você acredita que ao comprar uma impressora 3D vai ficar rico… esquece!

Murilo explica que a impressora 3D nada mais é que uma ferramenta de trabalho que possibilita uma gama de criação, e que não deve ser tratada como uma mina de ouro.

Para conquistar o sucesso, além da ferramenta é necessário ter know how, força de vontade e muita criatividade. 

Não se limite a buscar informação em somente um lugar.

O influencer apontou que os usuários estão cada vez mais focados em uma informação mais efetiva e não pesquisam tanto como a um tempo atrás.

Este é o lado negativo da internet pois, com o excesso de informação, cria-se essa facilidade em encontrar apenas o necessário em um só lugar. O que por sua vez, limita o aprendizado e restringe o conhecimento sobre a tecnologia.

Como escolher um nicho de mercado?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares e para ela, não existe uma resposta concreta.

O apresentador do canal 3D Geek Show disse que é impossível estabelecer um nicho de mercado específico para ganhar dinheiro com impressão 3D. No entanto, o que você pode fazer é tirar insights de dicas e até mesmo de alguma dificuldade enfrentada por alguém. Assim como saber olhar com atenção para o mercado, para identificar e descobrir novas oportunidades de atuação.

Murilo também falou sobre prever ou antecipar tendências, embora neste caso a concorrência seja muito mais alta e tenha o risco de deixar o empreendedor à mercê de uma renda que pode sofrer as flutuações do mercado.

Por fim, é fato que competir com o maquinário e custo dos grandes fabricantes é um desafio quase impossível de ser vencido. Para contornar este cenário, Murilo Laffranchi reforça a importância da personalização do produto para se destacar no mercado.

Para quem está querendo ganhar dinheiro com a impressão 3D, qual impressora comprar: as de entrada, intermediárias ou avançadas?

 Para o influencer essa pergunta é até polêmica, pois depende de fatores como:

  • área de atuação;
  • objetivo da impressora;
  • tipo de material usado;
  • dimensões da peça a ser impressa;
  • orçamento disponível para investimento.

No entanto, sendo impressora 3D profissional ou não, o modelo não é algo que realmente limita o indivíduo a ganhar dinheiro com impressão 3D. Basta saber o cenário que está inserido e ter noção das variantes, riscos e vantagens das tecnologias de impressão 3D.

Quando usar a tecnologia FDM e quando usar a de resina?

Empreender com impressão 3D - Tecnologia FDM e de resina

Atualmente, as impressoras 3D de resina estão muito mais acessíveis aos usuários. Também é a tecnologia com tempo de impressão mais rápido e que entrega a melhor qualidade em relação a detalhamento e resolução das peças impressas.

Para peças maiores e prototipagem, quem ganha são as impressoras 3D FDM pelo custo inferior e pelo menor trabalho com pós-processamento.

Murilo também destacou que é mais que possível fazer a junção de ambas as tecnologias, aproveitando assim o melhor dos dois mundos.

Para ganhar dinheiro com impressão 3D é indispensável saber modelar? 

Ganhando dinheiro com impressão 3D - Modelagem

O apresentador do 3D Geek Show apontou que não é necessário saber modelar para ganhar dinheiro com impressão 3D, pois existe uma gama de arquivos prontos na internet que torna possível o usuário começar a empreender.

No entanto, é uma excelente vantagem saber sim modelar, pois dessa forma você não fica refém desses mesmos arquivos prontos e/ou modeladores. Ter conhecimento em modelagem 3D também é muito importante se o produto se trata de algo extremamente personalizado.

Encerrando a entrevista

Para finalizar, Murilo nos contou que a essência que o levou tão longe foi “o que eu aprendo, eu compartilho”.

Além do mais, reforçou sobre ir além buscando sempre mais informações, e que você deve investir em personalização do seu produto para ganhar dinheiro com impressão 3D. 

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como a impressão 3D pode gerar uma renda extra para você? Preencha o formulário abaixo que logo mais um dos nossos consultores em inovação entra em contato com você!

    Deixe uma resposta

    Mais posts

    Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

    Endereço

    Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
    A 20 min do centro de Belo Horizonte.

    Horário de funcionamento

    08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

    Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

    Nossas redes

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
    3D Lab Industria Ltda.
    CNPJ 20.212.019-0001/09
    0