Vortek: tudo o que sabemos sobre a novidade da Bambu Lab!
Índice
- Quais são os pontos diferenciais do Vortek?
- Sistema de troca de cor otimizado
- Melhoria no design quando comparado ao mercado
- Quais são as informações complementares sobre o Vortek?
- Esse novo sistema significa maiores custos de reparo se o bico ficar entupido?
- Quantas cores/materiais no total você pode imprimir com o sistema?
- Como o sistema controla precisamente a temperatura com aquecimento por indução?
- Essa tecnologia será nativa de alguma máquina?
O Vortek é a grande novidade da Bambu Lab para agitar o mercado de impressão 3D neste segundo semestre. Confira tudo o que sabemos dessa novidade!
Para os apaixonados em tecnologia e impressão 3D o Vortek chegou como uma solução revolucionária que promete otimizar completamente a troca de cor nas impressoras 3D, diminuindo o tempo de troca e o desperdício de material.
O Vortek é um sistema de atualização desenvolvido para toda a linha H2 de impressoras 3D da Bambu Lab e, ao mesmo tempo, marca a chegada de um novo modelo topo de linha que ainda não foi divulgado pela marca. Com o kit de upgrade, usuários das H2D e H2S poderão atualizar suas máquinas atuais para contar com a tecnologia do sistema Vortek.
Confira algumas informações sobre essa novidade no conteúdo de hoje!

Quais são os pontos diferenciais do Vortek?

Sistema de troca de cor otimizado
A maioria das impressoras 3D coloridas do mercado utiliza a troca de cores em um único extrusor com apenas um bico. Com a H2D, a Bambu Lab já havia inovado ao introduzir dois bicos, elevando a experiência do usuário. Agora, com o Vortek, a evolução vai ainda mais longe: são 7 hotends simultâneos, equipados com tecnologia de sensores que tornam a troca de cores muito mais rápida, fluida e eficiente.
Melhoria no design quando comparado ao mercado


Como visto nas imagens acima, algumas máquinas do mercado já haviam tentado adotar soluções semelhantes com múltiplos extrusores e bicos, mas esses sistemas acabavam comprometendo a estrutura, sobrecarregando os equipamentos e reduzindo a velocidade de impressão ao longo do tempo. Para superar essas limitações, a Bambu Lab desenvolveu o Vortek, que permite a troca direta do hotend, garantindo um sistema mais leve, ágil e eficiente, com aquecimento por indução em apenas 8 segundos e trocas muito mais rápidas. O hotend conta com um microcircuito integrado que mede a temperatura e transmite os dados sem fios.
O sistema oferece desperdício de purga zero, eliminando material desperdiçado durante trocas e garantindo economia. Mantém alta eficiência e grande volume, permitindo trocas rápidas e um espaço maior para impressão. Com tecnologia sem fio, garante confiabilidade, reduzindo falhas e eliminando conectores físicos. Além disso, proporciona impressão fechada e contínua, suportando filamentos de alto desempenho em uma câmara estável e aquecida.
Resultado: um hotend super compacto, com apenas 10 gramas e formado por 4 peças principais (bico, heatbreak, termistor e PCB), velocidade de troca e nenhum desperdício.
Quais são as informações complementares sobre o Vortek?
Esse novo sistema significa maiores custos de reparo se o bico ficar entupido?
De jeito nenhum. Você pode desentupir o hotend Vortek da mesma forma que faria com um tradicional.
Quantas cores/materiais no total você pode imprimir com o sistema?
Se você quiser imprimir com zero desperdício de filamento causado pela purga, o máximo é 7 cores/materiais diferentes .
Se você tem um projeto que requer mais cores na mesma impressão e não se importa com alguma eliminação, você pode imprimir com até 24 cores/materiais ao mesmo tempo, enquanto o Studio minimiza inteligentemente a quantidade de materiais eliminados.
Como o sistema controla precisamente a temperatura com aquecimento por indução?
O protocolo de comunicação de alta frequência do Bambu Lab sincroniza a temperatura do bico e a temperatura do dissipador de calor com o sistema de controle da impressora. Isso permite um controle preciso do aquecimento por indução.
Essa tecnologia será nativa de alguma máquina?

Sim! Na Bambu Lab H2C, que é a próxima geração da série H2, projetada para revolucionar a impressão 3D com avanços significativos em troca de hotends, conectividade e precisão. Com lançamento previsto para o final de 2025, a H2C visa atender a usuários avançados que buscam maior versatilidade e eficiência.
Ainda há muitas informações para serem reveladas sobre a novidade, mas nós vamos trazer aqui todas as atualizações sobre o Vortek e a nova H2C à medida que forem lançadas. Fique de olho em nossos conteúdos para não perder nenhuma novidade e acompanhar de perto cada detalhe dessa tecnologia que promete marcar uma nova fase da impressão 3D. Confira o anúncio completo!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.