Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Como ter um Scanner 3D no celular: conheça 4 apps!


7 minutos de leitura


Ter um scanner 3D no celular parece uma ótima alternativa para quem deseja imprimir peças a partir de modelos já prontos. Existem diversos aplicativos de Scanner 3D disponíveis para iOS e Android que cumprem muito bem essa função.

Neste artigo, analisamos sete aplicativos para celular que são bastante acessíveis para você começar a escanear por aí.

A lista é composta de aplicativos que usam apenas o celular para digitalizar. Embora um hardware extra resulte em melhores digitalizações, a acessibilidade dos aplicativos de scanner 3D é muito útil.

Confira a seguir como funcionam os principais aplicativos de scanner 3D no celular e quais as melhores opções para você baixar.

Como funciona o Scanner 3D no celular

 

O Scanner 3D no celular funciona a partir dos princípios da fotogrametria que, por definição, é a ciência de fazer medições a partir da fotografia. Ou seja, com várias fotos de diferentes ângulos (geralmente 360​° do objeto), o aplicativo processa essas imagens e as “une” para formar um modelo 3D que fica disponível para exportação ou edição usando software 3D adicional.

Normalmente, aplicativos de digitalização em 3D fornecem dicas e orientações para ajudá-lo a tirar as fotos corretamente.

Existem aplicativos que precisam de um hardware extra para processar as imagens tiradas. Normalmente, entregam uma melhor qualidade no resultado final do scanner. Mas nesse artigo vamos falar somente daqueles aplicativos que são mais práticos e fáceis de usar: os que não necessitam de harware.

Apps de Scanner 3D

Antes de começarmos a falar sobre as opções de aplicativos, é importante deixarmos claro o seguinte:

  • para extrair a melhor qualidade possível das suas digitalizações em 3D, geralmente é necessário alguns retoques no software;
  • imagens de baixa qualidade são um problema comum com a atual geração de aplicativos de scanner 3D, pois muitos celulares não conseguem suportar uma boa digitalização.

Agora vamos à lista dos Apps que não precisam de hardware extra:

Q-Lone

 

  • sistema operacional: iOS/ Android;
  • preço: grátis – com opção paga para exportar e salvar o arquivo
  • nota na Apple Store: 4/5;
  • nota no Google play: 2.9/5.

Para usar o Qlone, você precisa imprimir um papel preto e branco especial. A superfície se parece com um código QR e é usada pelo aplicativo como marcador.

O Qlone oferece um sistema de orientação bastante útil. Uma cúpula cinza envolve o objeto que você está digitalizando e permite saber qual ângulo você precisa capturar em seguida.

O aplicativo gera os resultados em tempo real (sem passar por uma plataforma em nuvem). Os usuários podem compartilhar facilmente digitalizações em 3D por meio de aplicativos de mídia social como Facebook e WhatsApp. 

Scandy Pro

 

  • sistema operacional: iOS;
  • preço: Grátis – com versão premium a partir de US$ 1.99;
  • nota na Apple Store: 4.2/5.

O Scandy Pro para iOS é um aplicativo de digitalização 3D gratuito que transforma seu iPhone em um scanner 3D colorido.

Dentro do aplicativo, você pode editar suas digitalizações com várias ferramentas. Este aplicativo está disponível para iPhone X / XS, iPhone XS Max e iPhone XR. As digitalizações em 3D são fáceis de exportar nos formatos PLY, OBJ e STL. Você também pode enviá-los diretamente para o Sketchfab.

Scann3D

 

  • sistema operacional: Android;
  • preço: grátis;
  • nota na Google Play: 2.9/5.

O Scann3D requer que você tire cerca de 20 a 30 fotos do objeto que deseja digitalizar em 3D. As fotos devem se sobrepor e ser tiradas em um círculo contínuo ao redor do objeto.

Os modelos 3D feitos com o Scann3D são compatíveis com o Sketchfab. O Scann3D possui rápido tempo de processamento graças ao recurso de reconstrução instantânea. Isso significa que ele usa o processador do seu telefone em vez de um serviço de nuvem baseado na Web.

Trnio

 

  • sistema operacional: iOS;
  • preço: Aproximadamente $5;
  • nota na Apple Store: 3.4/5.

Trnio é bem fácil de usar. Basta tocar no botão da câmera no centro da tela e caminhar ao redor do objeto. A tela adiciona um ponto azul de realidade aumentada (AR) toda vez que tira uma foto. Quando você tiver fotos suficientes, toque e segure no meio da tela e ela começará a juntá-las.

O aplicativo também verificará o ambiente em que o objeto está sendo digitalizado, o que significa que você precisa deixar tudo bem organizado. Graças ao recurso “exportar para o Sketchfab” do aplicativo, você pode fazer o download de digitalizações no site do Sketchfab.

Agora que você já conhece algumas opções de scanner 3D no celular ficou mais fácil digitalizar peças e recriá-las utilizando impressoras 3D.

Esses aplicativos podem ser uma ótima ferramenta para você que deseja ganhar dinheiro com impressão 3D. A partir da digitalização fica mais fácil produzir peças personalizadas de acordo com a demanda de cada cliente.

Se você quer saber como ganhar dinheiro com impressão 3D, temos um conteúdo muito bacana que vai te ajudar! Vale a pena conferir.

Caso conheça algum outro aplicativo de scanner 3d no celular, comenta aí que a gente inclui ele aqui na nossa lista, combinado?!

Abraços virtuais e até a próxima!

Publicado em:
02/06/2020

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Reconhecida como a melhor empresa de impressão 3D do Brasil. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
Chat online