Skip to main content
Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! Promoção válida para os estados do Sul e Sudeste e somente para filamentos e resinas.

Manutenção industrial e indústria 4.0: benefícios e como aplicar na sua indústria


8 minutos de leitura


Manutenção industrial e indústria 4.0 são dois conceitos em destaque no mercado. Grandes avanços na tecnologia estão permitindo que empresas tenham maior disponibilidade e vida útil com seus equipamentos!


A indústria 4.0 trouxe consigo verdadeiras revoluções que permitem estabelecer uma integração entre todas as etapas de um processo industrial. A manutenção industrial, serviço imprescindível para a existência dessas organizações também se beneficiou das tecnologias de automação.

O termo “Indústria 4.0″ é muito falado nos últimos anos. Muito mais do que um conceito ou expressão, na prática ela tem mudado a forma como as indústrias produzem, gerenciam e monitoram seus equipamentos.

Por isso, confira neste conteúdo a relação entre manutenção industrial e a indústria 4.0!

Princípios da Indústria 4.0

manutenção industrial - industria 4.0

Para compreender o impacto da indústria4.0, também chamada de quarta revolução industrial, nesses processos, vale citar quais são seus 6 princípios fundamentais. São eles:

  1. Análise eficiente de informações;
  2. Operação virtual;
  3. Descentralização da tomada de decisões;
  4. Software orientado a serviços;
  5. Produção modular;
  6. Operação integrada de máquinas e dispositivos.

Indústria 4.0 na prática

manutenção industrial - maquinas

Como mudanças na forma de produzir, podemos citar a digitalização de processos, a ampliação do uso da impressão 3D, a inteligência artificial, a internet das coisas e os sistemas de big data e automação.

Esse movimento de modernização na forma de produzir traz, sem dúvidas, grandes avanços e benefícios para o desenvolvimento industrial.

Segundo um estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a expectativa é de que a adoção da indústria 4.0 em todos os segmentos permitirá a redução de R$73 bilhões em custos industriais no Brasil em um ano.

Essa economia seria possível graças a fatores como ganho de eficiência produtiva, redução do consumo de energia e de gastos com manutenção de maquinário.

Pensando agora nas mudanças na forma de gerenciar os equipamentos, verdadeiros ativos industriais, a manutenção preditiva e o monitoramento remoto se destacam.

Vejamos como a indústria 4.0 e a manutenção se relacionam e quais os resultados dessa integração.

Indústria 4.0 e a manutenção industrial

manutenção industrial e indústria 4.0

A conexão entre indústria 4.0 e a manutenção industrial proporciona aumento na produção e melhora no plano de trabalho nas organizações que já perceberam suas vantagens.

Além disso, ao gerar dados essenciais para a tomada de decisões de produção, a otimização dos processos de manutenção:

  •         diminui a recorrência de reparos preventivos e corretivos nos equipamentos;
  •         elimina o desperdício com insumos e mão de obra;
  •         aumenta a vida útil de todo o maquinário.

 Manutenção Preditiva

manutenção industrial - manutenção preditiva

Em busca da competitividade no mercado, as indústrias precisam produzir mais e melhor pelo menor custo possível. Para atingir esses objetivos deve-se eliminar gargalos na produção, desperdício de tempo, garantir que os equipamentos funcionem na sua melhor performance e, em muitos processos, não interromper a linha de produção.

A metodologia de manutenção preditiva, uma tendência mundial, permite que equipamentos críticos sejam inspecionados periodicamente sem que a produção precise ser interrompida.

Um redutor de velocidade, ativo importante em diversos processos, por exemplo, pode ter seu desempenho acompanhado por ferramentas e sensores que avaliam indicadores importante como o seu nível de disponibilidade, temperatura e nível de vibração.

Ao interpretar esses dados, o profissional pode agir para solucionar um problema tão logo alguma tendência à falha seja identificada.

Dessa maneira, a equipe de manutenção pode se antecipar e providenciar o reparo antes que o problema impacte a operação.

Dentre os principais benefícios da manutenção preditiva, podemos citar:

  • melhora a eficiência global das máquinas;
  • redução de falhas e quebras repentinas;
  • redução de custos de manutenção;
  • aumenta a vida útil dos equipamentos.

Como citamos acima, a manutenção preditiva é uma metodologia, o que requer que sua implantação seja planejada e estruturada.

E aí está o desafio deste serviço. Infelizmente, ainda há uma resistência à adoção desta metodologia, embora ela forneça todos os benefícios citados acima.

Caso os profissionais não estejam preparados, o investimento necessário acaba sendo interpretado apenas como custo e a indústria acaba recorrendo apenas a reparos emergenciais, ação que a longo prazo se revela mais cara.

Neste cenário, os chamados profissionais 4.0 exercem um importante papel na mudança cultural das organizações de um modelo tradicional de produção para uma produção estratégica.

Monitoramento de Equipamentos

manutenção industrial - monitoramento de equipamentos

O monitoramento de equipamentos industriais é um serviço possível graças a conectividade da Internet das Coisas, umas das ramificações da indústria 4.0.

Esse serviço possibilita que os equipamentos sejam monitorados de maneira contínua e remota por meio de sensores que comunicam a ocorrência de toda ação que ameace a segurança ou o desempenho do processo.

Para cada aplicação, a solução é customizada considerando os objetivos, a infraestrutura existente e as especificidades do processo.

Mais um exemplo: uma indústria alimentícia pode ter seu motoredutor de velocidade, motor ou correia transportadora monitorados continuamente para obter um índice de operação superior à aplicação de métodos de manutenção tradicionais.

Na situação descrita neste exemplo, uma falha que cause a parada ou mesmo a redução da produtividade da correia transportadora poderia causar um grande atraso na produção e, consequentemente, um prejuízo financeiro!

Dentre os principais benefícios do monitoramento de ativos, podemos citar:

  • redução do tempo médio de reparo do equipamento;
  • melhoria contínua da segurança nas atividades durante o processo industrial;
  • redução nos custos de manutenção e produção;
  • aumento do tempo médio entre falhas de equipamento.

A solução é customizar

Definitivamente, implantar tecnologias em um negócio sem um propósito claro não agrega valor.

Assim como cada item do planejamento de uma indústria, o emprego de qualquer tecnologia deve estar também alinhado à estratégia e objetivo do negócio.

Em outras palavras, as soluções apresentadas acima, por exemplo, devem ser personalizadas de modo que possam atender às necessidades e proporcionar resultados para sua indústria especificamente.

Quer saber como elas podem aumentar o desempenho produtivo da sua organização? Entre em contato com a Acoplast Brasil! A Acoplast Brasil tem 25 anos de experiência no fornecimento de produtos e soluções para sistemas de acionamentos industriais.

Publicado em:
06/10/2020

Deixe um comentário

Mais posts