Tutorial do Tinkercad: aprenda a utilizar esse software em sua modelagem 3D!
Índice
- O que é o Tinkercad?
- Quais são as principais ferramentas do Tinkercad?
- É preciso fazer o download do TinkerCad?
- Como dar os primeiros passos no software?
- Quais são os recursos do software?
- Como começar a modelar com o Tinkercad?
- Passo 1: utilizando a forma “Caixa”
- Passo 2: utilizando a forma “telhado arredondado”
- Passo 3: alinhando as partes
- Passo 4: agrupando as partes
- Passo 5: fazendo um furo na peça
- Passo 6: acrescentando o texto
- Passo 7: imprimindo
- Achou fácil modelar no Tinkercad?
Tinkercad é uma ferramenta que permite criar peças bem legais de forma rápida e fácil. Neste conteúdo vamos mostrar como dar os primeiros passos nesse software de modelagem!
Uma das principais dificuldades de quem utiliza a impressão 3D está na modelagem das peças. Muitas vezes nós sabemos o que queremos e precisamos imprimir, mas não temos o conhecimento para colocar isso em prática em um software de modelagem 3D. Para complicar, alguns desses softwares são bem complexos e caros!
Mas você já ouviu falar no Tinkercad?
Se trata de um aplicativo da Autodesk, e provavelmente é o software mais fácil e acessível para criar modelos 3D. Nenhuma experiência anterior em modelagem 3D é necessária. O melhor de tudo é que ele é totalmente gratuito e online!
Ficou animado em tornar seu processo de criação mais simples? Então, neste tutorial você conhecerá as principais ferramentas que o aplicativo Tinkercad tem a oferecer. Quando finalizar a leitura, garanto que a modelagem 3D não será mais um problema!
O que é o Tinkercad?
O Tinkercad é uma coleção de ferramentas de softwares, online e gratuita, para quem deseja criar modelos em 3D de forma bastante simples e intuitiva.
Utilizando essa ferramenta, você tem acesso a diversas formas geométricas para construir o seu projeto. O slogan do Tinkercad traduz muito bem sua funcionalidade: “da mente ao projeto em minutos.
Para utilizar o a ferramenta basta criar uma conta gratuita no site.
Quais são as principais ferramentas do Tinkercad?
Embora o Tinkercad seja perfeito para iniciantes, isso não significa que aqueles que têm mais experiência com modelagem 3D não gostarão desse software.
A ideia principal da ferramenta é que você crie modelos mais complexos a partir da composição de várias formas simples.
Além disso, o software permite adicionar circuitos eletrônicos aos projetos 3D para criar objetos com luz e movimento. O resultado final pode até ser simulado no software para verificar como os componentes responderão na vida real.
O Tinkercad disponibiliza formas como esferas, cilindros, caixas, cones, textos, números e conectores que podem compor o seu projeto.
Usando essas formas você poderá agrupar, duplicar, desagrupar, alinhar ou espelhar até conseguir chegar em um resultado satisfatório para a sua modelagem.
E para imprimir o modelo construído no Tinkercad, a boa notícia é que você conseguirá exportar seu arquivo em formato STL ou OBJ para poder realizar as configurações de pré-impressão no fatiador de sua preferência (nós utilizamos o CURA).
É preciso fazer o download do TinkerCad?
Uma das principais vantagens do Tinkercad é ser totalmente online, ou seja, você não precisa fazer o download para utilizá-lo. No entanto, para utilizá-lo é necessário se cadastrar. Depois de criar a conta de forma gratuita, basta começar a modelar!
Como dar os primeiros passos no software?
Para começar, acesse o site do Tinkercad clicando aqui. Clique em “Inscrever-se” no canto superior direito (se você ainda não tiver uma conta criada, caso contrário basta realizar o login clicando em “Entrar”).
Na tela de cadastro você escolherá o país e colocará sua data de nascimento. Então clique em “Avançar”. Digite seu e-mail e a senha escolhida. Aceite os termos de serviço e privacidade e clique em “Criar conta”.
Com a conta criada o aplicativo abrirá automaticamente a tela inicial com o tutorial de primeiros passos. Caso queira pular essa etapa basta clicar no “X” do lado direito.
Quais são os recursos do software?
O Tinkercad utiliza o mesmo princípio do Lego. Nele, você trabalhará principalmente com formas pré-definidas e estruturas geométricas. Você pode adicionar ou subtrair peças para criar furos ou objetos ocos.
O primeiro passo para começar o seu projeto é clicar em “Criar novo design”.
A tela de trabalho se abrirá como na imagem abaixo:
1. O retângulo indicado com o número 1 exibe os recursos de “Copiar” (Ctrl+C), “Colar” (Ctrl+V), “Duplicar” (Ctrl+D), “Excluir” (Delete), “Desfazer” (Ctrl+Z) e “Refazer” (Ctrl+Y).
2. O recurso indicado pelo retângulo vermelho de número 2 é utilizado para movimentação do plano de trabalho. O plano de trabalho também pode ser movimentado ao ser selecionado com o botão direito do mouse. Para mover em diferentes direções, mantenha pressionado o botão de seleção.
3. O retângulo de número 3 contém as funções mais importantes, que são “Mostrar tudo” (Ctrl+Shift+H), “Agrupar” (Ctrl+G), “Desagrupar” (Ctrl+Shift+G), “Alinhar” (L) e “Virar” (M);
4. O retângulo vermelho indicado com o número 4 refere-se às listas de formas, textos e demais recursos que o aplicativo tem a oferecer.
Como começar a modelar com o Tinkercad?
Chegou a hora de iniciar seus projetos no Tinkercad! Como exemplo vamos mostrar um modelo de identificador de bagagem. Mas você pode explorar a criatividade, uma vez que o aplicativo lhe permite isso.
Passo 1: utilizando a forma “Caixa”
Ao iniciar o seu projeto, o primeiro (e essencial) passo é adicionar a ferramenta “Régua” localizada no canto direito superior no seu plano de trabalho. Dessa forma, você sempre terá uma referência de medidas.
Em sequência, arraste a forma “Caixa” para iniciar a sua modelagem.
Clique sobre o objeto e altere no próprio menu da forma. Ou, se preferir, edite as dimensões desejadas sobre algum dos quadrados brancos que aparecerão ao redor da figura.
No nosso identificador de bagagem foi utilizado 100 mm de comprimento por 30 mm de largura. Na altura ele ganhou 0,8 mm.
Para girar a peça sobre o plano de trabalho, basta clicar em cima da figura e mexer na rotação da mesma.
Passo 2: utilizando a forma “telhado arredondado”
Na curva lateral da peça você pode utilizar duas formas diferentes: o cilindro (colocando metade dele para dentro da peça retangular), ou o telhado arredondado.
Aqui selecionamos o telhado arredondado, girando-o 90º no plano XY.
Para girar 90º no plano Z, movimente o plano de mesa. Dessa forma se torna mais fácil visualizar.
Em seguida, altere as dimensões do telhado para 10 mm de comprimento, 30 mm de largura e 0,8 mm de altura. Para tanto, clique nos quadrados brancos como foi mostrado no passo anterior.
Passo 3: alinhando as partes
Encoste as duas peças que você criou. Para alinhá-las selecione uma delas, segure “Shift” e clique sobre a outra peça. Em seguida, no canto superior direito, selecione a ferramenta “Alinhar”.
Aparecerão pontos pretos para você escolher o tipo de alinhamento. No nosso caso, deixamos as peças centralizadas.
Passo 4: agrupando as partes
Agora iremos agrupá-las! Para isso basta manter as partes selecionadas e, no canto superior direito, clicar na opção “Agrupar”. A partir de agora as duas peças passarão a ser apenas uma.
Passo 5: fazendo um furo na peça
Existem duas formas de fazer um furo cilíndrico. A primeira é selecionando o cilindro cinza (que inclusive representa um orifício). Já a segunda alternativa é selecionar o cilindro sólido e alterá-lo para orifício. Em ambos os casos, arraste o cilindro por sobre a peça, altere suas dimensões e alinhe as duas peças.
No identificador de bagagem 3D Lab, a dimensão usada foi de 10 mm de diâmetro.
Em seguida, selecione as duas formas e clique “Agrupar”. Aonde estava o cilindro será feito um furo na peça como mostrado abaixo.
Passo 6: acrescentando o texto
Do lado direito selecione “Texto e Números”.
Então arraste a ferramenta “Texto” para dentro da peça. Neste momento uma aba lateral denominada “Forma” se abrirá, e nela você pode alterar o “Texto” e a “Fonte”.
Escolhemos para o nosso exemplo a fonte Sans. As dimensões do texto foram 80 mm de comprimento e 20 mm de largura.
A altura utilizada para o texto foi de 2,0 mm a partir do plano de trabalho, uma vez que a peça e o texto estavam encostados na mesa.
Agora agrupe todas os componentes que você criou.
Feito isso o seu modelo está finalizado! Para fatiar e imprimir, basta exportar como STL através da ferramenta “Exportar”. Ela está localizada no canto superior direito.
Passo 7: imprimindo
Por fim, após ter o seu projeto salvo em STL abra o arquivo em um software de fatiamento de sua preferência. Então selecione as configurações de impressão e coloque para imprimir na sua impressora 3D.
No nosso projeto, imprimimos a peça em apenas uma cor de filamento (PLA Azul 3D Lab) e na impressora 3D Creality CR-10 V2. Veja como ficou o resultado final:
Caso queira imprimir com mais de uma cor, recomendamos que leia o nosso artigo sobre impressões 3D coloridas.
Achou fácil modelar no Tinkercad?
Aposto que foi mais fácil do que você imaginava, não é mesmo?! O Tinkercad realmente possibilita explorar a criatividade sem muitas dificuldades.
Definitivamente é um ótimo aplicativo para quem está iniciando no ramo. Além de facilitar a vida de quem não quer perder muito tempo modelando projetos mais simples. Então, agora que você já sabe utilizar o Tinkercad, que tal colocar esse conhecimento em prática?
Crie e imprima agora mesmo o seu modelo seguindo as instruções deste tutorial. Depois, compartilhe nas suas redes sociais marcando a nossa página para vermos o resultado! Quem sabe o seu projeto não é exibido no perfil oficial da 3D Lab?!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.