PLA: tudo o que você precisa saber sobre o filamento PLA
Índice
- O que é material PLA?
- Qual a diferença entre PLA e ABS?
- Como é feito o PLA?
- Por que imprimir com o PLA?
- Impressora 3D aberta ou sem mesa aquecida
- Necessidade de resistência à abrasão
- Peças grandes
- Peça sem acabamento posterior
- Quais são as melhores aplicações para o material PLA?
- Decorações
- Arquitetura
- Acessórios para pet
- Quando não usar o filamento PLA?
- Peças que ficarão expostas ao sol
- Peças que sofrerão impacto
- Peças que precisam ser lixadas
- O filamento PLA é seguro para alimentos?
- Qual é a temperatura ideal para imprimir com PLA?
- Qual é o melhor filamento PLA?
PLA representa ácido poliláctico e é um dos materiais mais utilizados na impressão 3D FDM, que usa filamentos como matéria-prima. O plástico PLA tem características bem interessantes, como elevada dureza, brilho e facilidade de impressão.
O filamento PLA para impressora 3D é, junto com o ABS, um material bastante usado nessa tecnologia. Um dos pontos fortes do material PLA é a facilidade de impressão, uma vez que não é necessário ter mesa aquecida e pode ser impresso em máquinas abertas.
Diante dessas vantagens, muitos usuários iniciantes de impressão 3D escolhem o PLA como primeiro material. Porém, ele não se limita a isso. O campo de aplicação é muito amplo!
Foi pensando nisso que criamos este guia completo. Vamos abordar diferentes assuntos sobre esse material. Confira!
O que é material PLA?
O PLA é um termoplástico biodegradável de origem natural e de fontes renováveis, como amido de milho ou cana-de-açúcar.
A utilização do material PLA é bem antiga no mercado em geral, sendo usado principalmente para fabricação de sacolas plásticas e copos descartáveis.
Na impressão 3D o PLA ganhou um lugar de destaque pelas boas características de impressão. As principais são:
- fácil de imprimir e pode ser usado em qualquer impressora, seja aberta ou fechada, com ou sem mesa aquecida;
- boa aderência na mesa de impressão;
- baixíssima contração;
- elevada dureza superficial;
- alta qualidade visual na impressão;
- peças com brilho;
- ótima adesão entre camadas.
Falaremos mais sobre essas boas características do filamento PLA.
Qual a diferença entre PLA e ABS?
Outro material bastante usado pelos usuários de impressão 3D é o filamento ABS. São materiais bem diferentes. O ABS tem origem no petróleo. Apresenta uma resistência mecânica e térmica maiores do que o PLA e é fácil de ser lixado porque apresenta baixa dureza superficial, contrário ao PLA.
O material ABS reage à acetona pura, usada para dar acabamento e deixar a peça lisa, suavizando os efeitos de degraus das camadas.
Ainda, para imprimir com ABS você deve ter uma impressora com mesa aquecida e, preferencialmente, que a máquina seja fechada para evitar que ar frio entre em contato com a peça, causando empenamento.
Como é feito o PLA?
Criar a matéria-prima PLA não é simples. Atualmente o Brasil não tem essa fabricação e precisamos importar o material.
Depois de muita pesquisa, decidimos utilizar a matéria-prima da NatureWorks, empresa americana que é líder global na produção do polímero.
A produção do PLA parte da fermentação de vegetais, como milho e mandioca, obtendo assim o ácido lático. Depois disso há um processo químico complexo para se chegar ao material em grão, ou pellets, como chamamos e usamos na fabricação do filamento que é usado na impressora 3D.
Por que imprimir com o PLA?
Impressora 3D aberta ou sem mesa aquecida
Se você tem uma impressora 3D aberta, como a Ender 3, Ender 5 ou CR-10, o material mais indicado será o PLA. Isso porque não terá dificuldades com empeno da peça, descolamento de camada ou falta de adesão na mesa.
Necessidade de resistência à abrasão
Como o material PLA tem alta dureza superficial ele é bem resistente à abrasão. Peças que sofrerão desgaste por contato são ideais para serem impressas com o filamento PLA.
Peças grandes
Ele é muito bem empregado em peças grandes, bem diferente do ABS. Quanto maior for a peça, maior será a possibilidade do ABS descolar camada.
Peça sem acabamento posterior
Se você vai imprimir uma peça sem a intenção de dar um acabamento, use o filamento PLA. Ele gera uma ótima qualidade superficial, com uma peça de bastante brilho e nível de detalhes.
Quais são as melhores aplicações para o material PLA?
Decorações
Itens decorativos normalmente são feitos com PLA. O brilho final, aliado à boa qualidade de impressão agrega bastante valor ao projeto.
Arquitetura
Uma das aplicações mais utilizadas da impressora 3D é a produção de maquetes e modelos arquitetônicos. Nesse caso, a precisão dimensional pode ser muito importante, o que se consegue com sucesso com esse filamento.
Acessórios para pet
Outro exemplo de aplicação que vem crescendo bastante no mercado são os acessórios para os animais de estimação. Identificadores de coleira, por exemplo, estão sendo impressas com o material.
Quando não usar o filamento PLA?
Peças que ficarão expostas ao sol
O material PLA não tem uma boa resistência térmica. Se ele ficar exposto ao sol por um certo tempo pode começar a amolecer e perder o controle dimensional. Esse amolecimento da peça pode começar a acontecer a partir de 60°C.
Peças que sofrerão impacto
Esse material tem uma característica bem interessante: ele tem alta resistência a carga estática, mas baixa resistência à tração.
Ou seja, se você imprimir uma peça, como um gancho, que sustentará uma carga, com o PLA você conseguirá sustentar uma carga mais elevada, mas quando atingir o limite ela vai romper de uma vez. Se fosse com o ABS, a peça se alongaria bastante antes do rompimento.
Partindo disso, entendemos que uma peça de PLA não é indicada quando elas sofrerão impacto, mas sim se a carga for estática.
Peças que precisam ser lixadas
Por fim, não é recomendado usar PLA quando a peça precisa ser lixada. Isso pelo fato de ter a dureza superficial elevada.
O filamento PLA é seguro para alimentos?
Uma dúvida muito comum de quem utiliza a impressão 3D de modo geral é o contato das peças impressas com alimentos.
Como vem de fonte natural, é o mais lembrado para esse uso. De fato, segundo informações do fabricante da matéria-prima, o polímero pode sim ser utilizado para essa finalidade. Porém, devemos lembrar que para a produção do filamento são usados pigmentos coloridos e estes não são de fontes naturais.
Além disso, o processo da impressora 3D, passando o filamento pelo conjunto extrusor, pode levar resíduos e sujeira.
Qual é a temperatura ideal para imprimir com PLA?
O filamento PLA para impressora 3D requer tem uma temperatura mais baixa durante a extrusão. Enquanto o filamento ABS necessita em torno de 230°C, o PLA pede por 200 a 210ºC. Essa temperatura pode variar de acordo com o fabricante.
A mesa de impressão pode ser acionada a 60ºC para facilitar a adesão na mesa. Você também pode usar o nosso adesivo líquido para garantir que a peça não se solte durante a impressão.
O uso de um cooler voltado para a peça é também é muito indicado. Quanto mais rápido a camada resfriar, mais estável e com controle dimensional ela ficará.
Qual é o melhor filamento PLA?
A 3D Lab é referência em impressão 3D no Brasil. Utilizamos a matéria-prima de PLA da NatureWorks, maior fabricante mundial do material.
Nossa linha de produção é automatizada para garantir pureza, controle dimensional e fidelidade nas cores.
Vá agora em nossa loja virtual e experimente o filamento PLA da 3D Lab!
Comentários (1)
-
[…] Tudo o que você precisa saber sobre o filamento PLA está aqui! Leia mais… […]
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.