Afinal, como funciona uma impressora 3D FDM?
Índice
- O que é a impressão 3D FDM?
- Como funciona uma impressora 3D FDM?
- Como garantir uma impressão 3D de sucesso?
- Modelagem
- Escolha do material
- Fatiamento (definição dos parâmetros)
- Preparação da impressora 3D FDM
- Acompanhamento
- Acabamento
- Quais são os materiais utilizados na impressora 3D FDM?
- Quais são as vantagens e desvantagens dessa máquina?
- Vantagens
- Desvantagens
- Como escolher uma impressora 3D para comprar?
A impressora 3D FDM funciona com a fusão de um filamento sólido em uma mesa de impressão, camada após camada. Esse tipo de impressão 3D é o mais popular em todo o mundo.
Quando falamos de impressão 3D logo pensamos na tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling, ou Modelagem por Fusão e Deposição). Isso acontece porque a impressora 3D FDM é a mais utilizada, até por ter preços mais acessíveis.
Porém, antes de comprar uma impressora é interessante que você saiba bem como ela funciona, as vantagens e desvantagens, possibilidades e limitações. Foi para isso que criamos este conteúdo. É um guia completo sobre como funciona uma impressora 3D FDM. Confira!
O que é a impressão 3D FDM?
A impressão 3D FDM é um modelo de fabricação aditiva. Essa tecnologia utiliza um polímero em forma de filamento sólido que é aquecido e depositado na superfície de impressão. Camada após camada a peça é construída.
Essa tecnologia é a mais popular entre as impressoras 3D. Podemos definir dois grandes motivos para isso:
- preço acessível: tanto a máquina como o insumo já têm preços bem acessíveis, seja para o público empresarial ou o consumidor final. É possível encontrar impressoras 3D de alta qualidade por menos de R$ 2 mil;
- ótimo desenvolvimento da tecnologia: as máquinas estão sendo cada vez mais desenvolvidas e melhoradas, tanto no aspecto de precisão, velocidade e facilidade de uso. Novos materiais também estão surgindo e atendendo demandas específicas.
Como funciona uma impressora 3D FDM?
Exitem diferentes marcas e modelos de impressoras 3D FDM no mercado e o processo de funcionamento (movimentação, posicionamento dos componentes)pode variar um pouco, mas a base é a mesma.
Um carretel com o filamento termoplástico é inserido na máquina. O movimento do filamento é feito por um tracionador, que tem como função levar o material até o extrusor.
O conjunto do extrusor é o seguinte:
A imagem acima mostra um esquema padrão de um conjunto extrusor. De máquina para máquina os componentes podem mudar, como é o caso do item 4 (tubo teflon), que não está presente em todos os modelos.
Os objetivos de cada componente são:
- Guia do filamento: guiar o material para a entrada do extrusor;
- Dissipador de calor: garantir que o material fique aquecido somente na parte do bloco aquecedor (6);
- Fan cooler: retirar energia térmica do sistema;
- Tubo teflon: facilitar a passagem do filamento no canal extrusor;
- Garganta do extrusor: entrada do material no bloco aquecedor;
- Bloco aquecedor: aquecer o material, levando-o até a temperatura de fusão;
- Bico de impressão: direcionar o material fundido.
Como garantir uma impressão 3D de sucesso?
Uma vez que você já entendeu como a impressora 3D FDM funciona, vejamos como é o processo ideal para garantir que imprima peças com alta qualidade.
Modelagem
O primeiro passo para criar uma peça impressa é a modelagem. Você pode utilizar diversos softwares conhecidos no mercado, como o Autocad, Solidworks, Thinkercad e outros.
Se você não tem conhecimento sobre modelagem 3D, não tem problema. Existem vários sites com arquivos prontos e gratuitos.
?? Conheça 24 sites para baixar modelos grátis para impressão 3D
É importante saber que se você vai modelar a sua peça, já faça isso pensando na impressão 3D. Ou seja, qual é a superfície que estará encostada na mesa de impressão, os ângulos, inclinação.
Projetar a peça pensando na impressão pode melhorar muito a qualidade, reduzir o tempo e economizar material.
Escolha do material
Falando em material, escolher o filamento certo para sua peça é primordial! Em projetos específicos você pode ter a necessidade de uma maior resistência mecânica, térmica, elasticidade ou outra propriedade.
Sendo assim, escolher o filamento errado pode arruinar sua aplicação!
?? Conheça as propriedades técnicas dos materiais para impressão 3D
Fatiamento (definição dos parâmetros)
Depois que você escolher o material e já estiver com o arquivo para ser impresso, chega o momento de definir os parâmetros. Esse processo é chamado de fatiamento.
Os softwares fatiadores mais utilizados são o Cura e Simplify 3D. O Cura foi desenvolvido pela Ultimaker e é totalmente gratuito. Basta baixá-lo e você já pode utilizar os recursos.
Já o Simplify 3D possui licença paga para utilização.
Preparação da impressora 3D FDM
Para garantir uma impressão 3D de sucesso você deve preparar a sua impressora.
Antes de começar a imprimir, limpe a superfície de impressão e garanta que a mesa está corretamente nivelada. Além disso, certifique-se de que o seu filamento está limpo, sem acúmulo de poeira e também sem umidade.
Acompanhamento
A impressão de uma peça pode durar horas e horas, mas você não precisa, necessariamente, ficar o tempo inteiro vigiando o trabalho da máquina. As primeiras camadas são primordiais. Se elas não saírem conforme esperado a chance de a peça dar errado é grande.
Por isso, recomendamos que você acompanhe pelo menos o término da primeira camada, avaliando se os parâmetros estão corretos, se o nivelamento da mesa está conforme.
?? Aprenda a configurar a primeira camada da impressão 3D
Acabamento
Não é obrigatório, mas muitas pessoas gostam de finalizar a impressão com um processo de acabamento na peça. Isso pode agregar maior valor ao projeto.
O ABS é um material que aceita muito bem o acabamento com vapor de acetona pura. O solvente consegue suavizar as camadas e entregar uma superfície bem lisa, sem os efeitos das camadas de impressão. Ele também pode ser lixado com facilidade.
Já o PLA tem uma maior dificuldade para dar acabamento. Ele possui como característica a elevada dureza superficial, o que dificulta lixar a peça posteriormente.
Quais são os materiais utilizados na impressora 3D FDM?
Hoje existem muitos tipos de filamentos disponíveis no mercado. Não podemos falar que um material é melhor do que o outro, mas sim que há uma melhor opção para cada necessidade.
Alguns dos materiais são:
Quais são as vantagens e desvantagens dessa máquina?
Vantagens
- preço acessível das impressoras e dos filamentos;
- capacidade de grandes volumes de impressão;
- diversidade de materiais disponíveis;
- grande comunidade de usuários.
Desvantagens
- limitação de resolução das peças, deixando a marcação das camadas;
- restrição de detalhes finos.
Como escolher uma impressora 3D para comprar?
Comprar uma impressora 3D pode não ser uma tarefa simples. No mercado existem diferentes modelos e marcas.
Recomendamos que você analise primeiro a sua necessidade, e só depois busque informações sobre modelos específicos.
Por isso, para te ajudar a encontrar a impressora 3D ideal para sua necessidade, criamos um guia completo com todos os passos e informações que você precisa conhecer. Baixe agora e tire suas dúvidas!
Depois conta aqui nos comentários o que achou!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.