Descubra a IU3D, plataforma brasileira de stl’s!
Recentemente postamos aqui no Blog um material sobre o Thangs. Agora, vamos apresentar uma alternativa 100% brasileira para baixar arquivo stl gratuitamente: a IU3D, ou Inutilidades Úteis 3D!
Sites como o Thingiverse, My Mini Factory ou o próprio Thangs são bem conhecidos pelos usuários de impressão 3D em todo o mundo. Eles são referências para quem precisa baixar arquivos para impressão 3D.
A lista de sites é bem grandes, mas faltava uma opção totalmente brazuca! FALTAVA, porque agora temos a IU3D! Neste conteúdo vamos mostrar as características dessa plataforma. Acompanhe!
O que é a IU3D?
IU3D é abreviação de Inutilidades Úteis 3D. A plataforma foi criada com o intuito de ser um site brasileiro de compartilhamento de stl’s.
Segundo o próprio site, “o intuito principal do iu3d é simplesmente fomentar a comunidade de impressão 3D de brasileiros para brasileiros”.
Quais são os diferenciais da Inutilidades Úteis 3D
A dinâmica da iu3d é muito parecida com outros sites de STL. Para o usuário é totalmente gratuito, seja para postar os arquivos ou baixá-los.
Conheça 24 sites para baixar arquivos STL!
Ao clicar em um arquivo você terá a possibilidade de visualizá-lo em 3D, analisando cada detalhe. Você poderá baixar, colocá-lo como favorito, adicionar à sua coleção ou ainda inserir um comentário.
Cada arquivo também tem um campo de descrição e informações sobre a impressão. Isso é muito interessante, principalmente para os novos usuários de impressão 3D. Nesse espaço o autor do projeto insere as informações que ele acha mais relevante para garantir uma impressão de boa qualidade, como percentual de preenchimento, suporte, resolução, entre outros dados.
Porém, a grande diferença na plataforma está na possibilidade de ganhar dinheiro ao fazer o upload de um arquivo.
Funciona da seguinte forma: a plataforma disponibiliza espaço publicitário para anunciantes. Esses anúncios são espalhados no site, inclusive dentro da página do arquivo que um usuário carregou. Então, a plataforma paga uma porcentagem do valor da visualização do anúncio na página do arquivo.
Ou seja, quanto mais pessoas acessarem a página do arquivo, mais o autor receberá pela exposição do anúncio. A ideia é bem parecida com o que já acontece na monetização do YouTube.
Vale ressaltar que a plataforma da IU3D ainda está em fase de implantação e a quantidade de arquivos disponíveis só tende a crescer, mas já é possível utilizar todas as funções básicas da ferramenta.
Gostou da novidade? Deixe sua opinião em nossos comentários!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.