Skip to main content
Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! Promoção válida para os estados do Sul e Sudeste e somente para filamentos e resinas.

3D Lab + Bambu Lab: uma nova parceria para o público brasileiro!


9 minutos de leitura


Bambu Lab

É com grande satisfação que anunciamos uma nova parceria: a 3D Lab agora é representante oficial da Bambu Lab no Brasil! Confira as novidades neste conteúdo!


Nós, da 3D Lab, temos o compromisso de trazer para o público brasileiro o que há de melhor e mais acessível no mercado de impressão 3D. Seguindo esse compromisso, estamos sempre atentos aos lançamentos mundiais e não seria diferente com o grande sucesso das impressoras da Bambu Lab!

Essa marca chinesa foi fundada em 2020, e mesmo com poucos anos de mercado já vem chamando atenção do público global com impressoras de alta tecnologia, velocidade, qualidade e seu sistema de troca de cores que permite impressões coloridas.

Continue a leitura e conheça mais sobre a Bambu Lab e nossa nova parceria!

Mas afinal, o que a Bambu Lab traz de novo para o mercado?

Atualmente a Bambu Lab oferece três diferentes linhas de impressoras para consumidores (Linhas X1, P1 e A1 Mini) e uma linha de nível industrial (Linha X1E).

O modelo mais famoso é a X1, que inclusive foi listada pela revista Times como uma das melhores invenções tecnológicas de 2022!

Abaixo focaremos nesse modelo, trazendo suas características principais e o que faz dela uma das melhores opções de compra de impressora 3D para 2023 e 2024!

Bambu Lab Linha X1

Bambu Lab X1

Sistema AMS (Automatic Material System)

Um dos grandes atraentes da marca Bambu Lab é o sistema AMS, responsável pela troca automática de cores dos filamentos e que permite uma combinação de até 16 cores em uma peça!

Imagine, por exemplo, fabricar o castelo abaixo, de uma só vez, sem ter que se preocupar em pausar a impressão, trocar o filamento, ou então ter que pintá-la ao final do processo. Com as impressoras da Bambu Lab e o sistema AMS isso é possível!

Castelo Bambu Lab

Mas não se engane! As impressoras dessa marca não são só feitas para imprimir colorido. A tecnologia embarcada vai muito além disso.

Componentes do extrusor de extrema qualidade e tecnologia!

O conjunto do extrusor da X1 Series é do tipo All Metal, capaz de trabalhar com materiais em até 300ºC. A mesa de impressão aquece até 120ºC e a estrutura interna da máquina é capaz de manter a temperatura de 60ºC. Essas configurações aumentam bastante o leque de materiais compatíveis, desde o mais simples PLA até polímeros de engenharia, como PC, TPU e outros.

Utilização de IA – Inteligência Artificial!

Aliás, esse foi justamente o ponto principal que fez a Revista Times listar essa máquina como sendo uma das maiores invenções tecnológicas de 2022.

O Bambu Micro Lidar é um sistema de precisão que faz a leitura automática da altura do bico à mesa, calibração de fluxo e reconhecimento da primeira camada, tudo isso com sensores e inteligência artificial. Dessa forma, a experiência do usuário é otimizada ao extremo e a qualidade de impressão é garantida.

Para ter uma ideia de como esse sistema funciona, assista ao pequeno vídeo a seguir:

Além desse sistema, a Bambu Lab equipou a linha X1 com uma dupla automação para nivelamento da mesa. Ou seja, dois conjuntos de sensores, independentes, fazem a leitura da mesa para garantir o nivelamento perfeito. É um sistema com redundância para oferecer segurança e garantia.

A inteligência artificial que faz o escaneamento da primeira camada é capaz, inclusive, de identificar e sinalizar para o usuário se o bico de impressão está perto ou longe demais da mesa. Ahh, sabe aquele famoso “ninho de passarinho”, ou “spaghetti”, que são formados quando não há uma boa adesão nas primeiras camadas? A impressora X1 da Bambu Lab também é capaz de fazer esse reconhecimento, interrompendo a impressão e fazendo o usuário economizar tempo e filamento!

Segurança e acompanhamento!

Uma das maiores preocupações na indústria quando falamos da interação entre homem e máquina é quanto à segurança dos operadores. Nesse sentido, a Bambu Lab demonstrou toda sua preocupação e está equipando a X1 Series com sensores na porta. Ou seja, caso a porta seja aberta, a impressão será pausada. Esse recurso está em desenvolvimento, mas a marca promete colocar isso como padrão em breve.

Outro recurso interessante é a câmera instalada dentro da estrutura. Dessa forma, o usuário pode acompanhar a impressão remotamente, criar vídeos de time-lapse e verificar o sucesso do trabalho.

Além disso, as impressoras são equipadas com sensores de temperatura da câmara, sensor de fim de filamento e ainda um cooler é instalado na frente do extrusor, em sistema eletrônico fechado. Assim, caso haja qualquer problema em um dos coolers de resfriamento, esse componente estratégico vai parar e o usuário saberá do problema assim que ele acontecer, permitindo que ele tome ação de imediato.

Controles inteligentes dos filamentos

A X1 é realmente tecnológica! Dentro do sistema AMS, sensores foram instalados para a detecção automática de qual é o filamento inserido e, assim, quais são as melhores configurações para tal. Além disso, um sistema eletrônico é capaz de detectar o quanto de filamento já foi usado e o quanto ainda resta no carretel.

Outro ponto interessante é o sistema de tensionamento do filamento. Há um sensor que detecta se o filamento não está tensioado, gerando um alerta. Assim, o usuário pode garantir esse tensionamento.

Alta velocidade e fluxo volumétrico

O desenvolvimento da X1 realmente foi pensado para obter uma máquina avançada e, portanto, não poderia deixar de entregar uma alta velocidade de impressão.

De acordo com o fabricante, com o modelo CoreXY, a X1 é capaz de entregar uma velocidade de impressão de 500mm/s, com aceleração de 20m/s² e fluxo de material de 32mm³/s.

Ou seja, com essa configuração, a impressora X1 da Bambu Lab é ideal para imprimir peças complexas, detalhadas, coloridas ou não, em pouco tempo e com altíssima qualidade!

Peças Bambu Lab X1

O segredo por trás da suavidade nas peças

Quem já imprimiu com uma Bambu Lab certamente ficou surpreso com a qualidade superficial das peças, e há um (ou alguns) segredos por trás disso.

Essa impressora permite alguns controles que o usuário pode ativar, como é o caso da compensação de vibração e controle de fluxo. Assista ao pequeno vídeo abaixo e veja, na prática, como a compensação de vibração ativa é capaz de atuar:

E como será a parceria entre a 3D Lab e Bambu Lab?

Como falamos na introdução deste artigo, nosso propósito como empresa é tornar acessível ao público brasileiro o que há de melhor e mais novo no universo da impressão 3D.

A 3D Lab tem uma histórica e grandiosa parceria com a Creality no Brasil, sendo a represente oficial da marca no país. Agora, estamos expandindo as opções e trazendo mais uma parceira para nosso catálogo: a Bambu Lab.

Essa nova empresa, que já conquistou diferentes mercados, desembarca agora no Brasil através da 3D Lab e traz consigo produtos de alta tecnologia e qualidade.

Como parceiros oficiais, não só ofereceremos a venda de impressoras, mas daremos todo o suporte necessário ao público brasileiro quanto à garantia, peças de reposição, cursos, serviços de manutenção e suporte técnico.

Se você deseja conhecer mais sobre os produtos da Bambu Lab, confira agora nossa loja virtual com os produtos já disponíveis para compra!

Publicado em:
26/10/2023

Deixe um comentário

Mais posts