• (31) 97113-7028 (Vendas)
  • (31) 99150-4973 (Suporte, manutenção e projeto)

Dicas e Tutoriais

Descubra como imprimir com ABS e obter peças perfeitas!

O ABS é um material amplamente utilizado na indústria, principalmente automotiva. Partes dos carros, como o painel, absorvem uma grande quantidade desse material. Na impressão 3D, ele também tem suas aplicações. Porém, muitas pessoas não conseguem utilizá-lo e acabam perdendo grandes oportunidades.

Por isso, criamos este artigo para te ajudar. Mostraremos tudo o que você precisa fazer na sua impressora para que consiga produzir peças de qualidade com esse material. Boa leitura!

Por que o filamento ABS é bastante utilizado?

A sigla ABS representa Acrilonitrila Butadieno Estireno. Se trata de um polímero bastante utilizado pelas empresas por conta de suas boas propriedades, como a resistência mecânica. Esse material é obtido a partir do petróleo.

Na impressão 3D o ABS, juntamente com o PLA, é o material mais utilizado. Sua ótima resistência mecânica, resistência térmica e a facilidade de dar acabamento posterior, seja com lixa ou tratamento com acetona, o tornam uma grande opção.

Porém, é intrínseco ao material uma forte contração quando ele é resfriado e isso é visto principalmente em impressoras abertas (warp). Pensando nisso, as principais marcas fabricantes de impressoras estão desenvolvendo as máquinas já com uma estrutura que isola a temperatura ambiente da peça.

Se a sua impressora é aberta e você quer imprimir ABS, fechá-la com uma estrutura simples de acrílico já ajuda bastante.

Qual é a diferença entre o ABS e ABS Premium?

Além da forte contração, este material apresenta um cheiro forte, característico de sua origem no petróleo. Então, para melhorar o cheiro, a contração e ainda melhorar a fluidez do material e a adesão entre camadas, a 3D Lab desenvolveu o seu ABS Premium. Hoje, esse material é utilizado por diferentes empresas, desde pequenos negócios até multinacionais.

Na foto abaixo percebe-se um outro ganho do Premium sobre o comum, que é a capacidade de impressão em ângulo, sem o uso de suporte. Atualmente a 3D Lab só trabalha com o ABS Premium devido às enormes vantagens. A partir deste ponto do conteúdo, sempre que falarmos em ABS, estamos tratando do Premium 3D Lab.

abs

Quais são as vantagens e desvantagens desse material?

O ABS, como já falamos, tem uma forte resistência mecânica, pode ser exposto ao sol sem se deformar e aceite com facilidade alguns processos de acabamento, como lixa e tratamento com acetona. Em desvantagem ao PLA, ele é mais indicado para impressoras fechadas por apresentar uma forte contração quando resfria. Obrigatoriamente é necessária mesa aquecida para se trabalhar com este material, possibilitando a fixação na mesa, aplicando uma cola líquida, fita adesiva ou mesmo o laquê de cabelo, que é bastante utilizado para esse fim.

Portanto, para entender melhor a relação entre os materiais, confira a tabela abaixo:

abs

Como preparar a impressora para o ABS?

Para configurar a sua impressora e deixá-la pronta para imprimir com o nosso filamento, você pode baixar o arquivo pronto, disponibilizado na página do produto, na aba de “Downloads“. O arquivo é para o Simplify3D é de uma impressora padrão, podendo ser necessário alguns ajustes como volume de impressão,etc. Então, caso você use outro software ou queira entender os parâmetros, siga as recomendações:

Filamento ABS Premium 3D Lab

Temperatura de extrusão: 220 a 240°C (235°C utilizado em testes)

Temperatura da mesa: 110°C com adesivo para fixação

Retract: 1,0mm

Fator de extrusão: 1,0 (100%)

Diâmetro do filamento: 1,75mm ou 2,85mm

Extrusion Width: 0,48mm (largura de extrusão padrão)

Então, como vimos em nosso artigo, o filamento ABS é um ótimo material para impressão 3D. Ele é muito utilizado para diversas finalidades dos projetos. Atente para as configurações que indicamos para alcançar bons resultados. Lembre-se de prezar por filamentos de qualidade, com procedência para que suas impressões saiam perfeitas.

Agora que você já sabe como imprimir com o nosso filamento ABS, conheça um método simples e muito eficiente para dar acabamento em peças produzidas com esse material!

Leave a Reply